quinta-feira, 14 de abril de 2011

Notícias ATX-BA

RESPOSTA DO MINISTRO DA SAÚDE
SOBRE A FALTA DE IMUNOSSUPRESSORES
NO ESTADO DA BAHIA

NOTÍCIAS ATX-BA

Informando:

A presidente da ATX-BA acabou de ser entrevistada pela TV Bahia/Jornal de Meio Dia sobre a falta da azatioprina para os pacientes transplantados da Bahia.

Ao informar que na farmácia do Hospital Ana Neri havia chegado a azatioprina hoje ela não sabia como estava a situação das DIRES no Estado da Bahia.

Para seu espanto e surpresa pacientes da DIRES de JACOBINA E FEIRA DE SANTANA chegaram na entidade informando que ainda não tem a azatioprina (já tem um mês em falta  estoque zerado) e que o tracolimus voltou a faltar.

Um paciente chegou na ATX-BA desesperado porque já tem mais de quinze dias que não toma a azatioprina e estava com medo de morrer.

Isto é inaceitável estão brincando com a vida destes pacientes.

O que está acontecendo no Estado da Bahia/SESAB?

Que Deus nos ajude, pois, já apelamos para o Ministério Público do Estado da Bahia, Ministério Público da União na Bahia, Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (oficios protocolados em 01.04.2011).

Além de enviarmos e-mail para: Diretoria de Assistência Farmacêutica (DASF)/SESAB, vários Senadores, Associação de Transplantadores de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde, Ouvidoria do SUS, Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e hoje para Presidenta Dilma.

Não suportamos mais esta situação, pois, depois de esperarmos anos na fila para receber um órgão corremos o risco de ser rejeitado pela falta da medicação e dependendo de cada paciente  e o estágio do transplante pode vir a falecer.

A ATX-BA exige uma solução definitiva para esta grave situação. Os danos causados pela falta dos imunossupressores (medicamentos que evita a rejeição do órgão transplantado) não podem ser recuperados.


ATX-BA