sábado, 28 de novembro de 2009

ADMINISTRADORES.COM.BR

São Paulo se torna líder em doação de órgãos no mundo
26 de novembro de 2009 às 17:04
Por Fábio Bandeira de Mello - Administradores.com.br

Dados divulgados hoje, pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, revelam que a capital paulista é a cidade que tem o maior índice médio de doadores de órgão do mundo.
São Paulo ultrapassou a Espanha (considerada a melhor), registrando média de 39,4 doadores por milhão de habitantes em outubro passado, sendo que o índice espanhol é de 35.
A capital, segundo a pesquisa, registrou também aumento nesse setor de 121% nos últimos quatro anos. Em julho, o índice de doação em São Paulo atingiu o pico de 44,9 doadores para cada milhão de habitantes.
Em todo o Estado, a média atual é de 16,7 doadores por milhão de habitantes.
O crescimento do número de doadores está relacionado ao projeto de criação das coordenações de transplantes para os hospitais paulista. Essa medida fez com que esses profissionais identifiquem potenciais doadores e acompanhem o processo de realização de exames para efetivar a doação.
Com um extra de R$ 4 mil para cumprir essa função, esses funcionários mantém contato com organizações de procura de órgãos e a Central de Transplantes, melhorando, assim, a comunicação entre as entidades e aproximando os doadores de pacientes que precisam realizar transplantes.
No País
Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, os transplantes de órgãos no País, com doador falecido, subiram 24,3% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Foram realizadas 2.099 cirurgias em 2009, contra 1.688 em 2008. Os órgãos mais transplantados foram rim, com 30,28% do total, e fígado, com 23,17%. Em contrapartida, houve queda de 15,38% nos transplantes de pulmão, de 2,33% no de córneas e de 2,04% no de coração.