segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ATX-BA - INFORMANDO

AINDA FALTA AZATIOPRINA PARA PACIENTES TRANPLANTADOS DA BAHIA.

A AZATIOPRINA EVITA A REJEIÇÃO DO ÒRGÃO TRANSPLANTADO.

Mais uma vez a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) vem lamentar a falta de medicamentos imunossupressores para pacientes transplantados da Bahia. Neste ano pela terceira vez acontece a falta de vários medicamentos que evitam a rejeição do órgão transplantado.

Queremos apelar para as autoridades competentes para que seja evitado o pior para maioria dos pacientes  transplantados que fazem uso desta medicação. No caso dos pacientes que fizeram transplante de rim, depois de ficarem anos dependendo da hemodiálise, perder  o rim transplantado é voltar para "fila" que ele ficou durantes anos à espera de uma doação.

Se o rim foi doado em vida por um pai, mãe, um irmão a perda do órgão transplantado é maior para toda família, pois além, do paciente retornar para hemodiálise foi perdido um rim de uma pessoa saudável.  

Falta de AZATIOPRINA
Hoje no Hospital Ana Neri o estoque da AZATIOPRINA é zero. A informação dada pela farmácia do Hospital Ana Neri hoje ás 11:30 horas foi de que só receberá o medicamento na quarta pela tarde. Nesta farmácia 252 pacientes recebem a AZATIOPRINA.  

No Hospital Manoel Vitorino, onde os pacientes transplantados de fígado recebem a mesma medicação a farmácia informou que só receberam uma quantidade pequena e que estão fornecendo metade da dose prescrita pelo médico. Foi informado que o medicamento recebido só dá até sexta.

Nas DIRES do interior do estado:


Guanambi - a fármacia informou que não tem.


Gandu - a fármacia disse que não ia dar informação.


Jacobina - na farmácia não tinha ninguém para informar.


Paulo Afonso - a fármacia não tem AZATIOPRINA.
Jacobina -  a fármacia não informou. Dia 28.11.2011 havia informado que não tinha azatioprina há um mês.


Ilheús -  a fármacia não informou. Dia 28.11.2011 havia informado que não tinha AZATIOPRINA há 15 dias.


Irecê - a fármacia não atendeu. Dia 28.11.2011 havia informado que não tinha AZATIOPRINA há um mês.


Cruz das Almas -  a fármacia não informou. Dia 28.11.2011 havia dito que não tinha AZATIOPRINA há um mês. 

Lamentável o descaso dos gestores públicos de saúde do estado da Bahia pela "VIDA" de tantos pacientes.

ATX-BA - INFORMANDO

Devido as constantes faltas de vários medicamentos que evitam a rejeição do órgão transplantado 
e no momento do medicamento AZATIOPRINA, nas  Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), da capital e no interior o Ministério Público do Estado da Bahia através do Grupo Especial de Defesa da Saúde Pública fez a Recomendação nº 001/2011 à Diretoria de Assistência Farmacêutica (DASF) da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) "para que se implemente estoque de segurança para medicamentos imunossupressores dispensados a pacientes transplantados, evitando-se as constantes soluções de continuidade de fornecimento de tais produtos, dentre outras providências."