terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ATX-BA: UTILIDADE PUBLICA: PROJETO FIQUE SABENDO DA PREFEITURA DE SALVADOR.

Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil







Quase 150 foliões tiveram o resultado positivo para HIV, hepatite C e Sífilis nos cinco primeiros dias de carnaval em Salvador.

O Projeto Fique Sabendo, da Prefeitura Municipal tem duas unidades instaladas nos circuitos da folia, atua na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’S) e incentiva a detecção precoce dessas enfermidades com de testes rápidos.

Ao chegar a um dos postos de atendimento, o folião fica sabendo do resultado 30 minutos depois, a partir de uma gota de sangue. Este ano, cerca de 3 mil exames já foram feitos: para HIV, 31 casos foram confirmados, 105 para Sífilis e 10 para Hepatite C.

Segundo a Prefeitura de Salvador, o posto da Barra (Circuito Dodô), foi o local que mais fez testes (1.560), seguido da unidade do Centro Histórico com 1.341 testes coletados.

As unidades funcionam até hoje (09), às 21h, no Centro Histórico e até as 22h, na Barra. As pessoas que descobrirem ser soropositivas recebem assistência de uma equipe com vários profissionais (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos) que realizam a triagem e o encaminhamento para exames específicos em uma unidade de saúde.
Durante os dias de carnaval, a Secretaria de Saúde da cidade distribui preservativos e orienta os foliões sobre a importância de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis. Nos estabelecimentos da cidade, camisinhas são distribuídas, gratuitamente, nos balcões e o folião pode pegara quantidade que quiser. Além disso, nos circuitos, caixas foram instaladas em frente às unidades de saúde, para que o cidadão retire os preservativos com facilidade e se previna de doenças.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde identificou 36 casos de pessoas soropositivas, 150 para sífilis e cerca de 25 para Hepatites B e C.
Edição: Maria Claudia
Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/carnaval-em-salvador-oferece-testes-de-hiv-hepatite-c-e-sifilis-folioes