domingo, 22 de março de 2009


21/03/2009 16:10
Pais doam órgãos de menino de cinco anos

Viviane Martins

Pais doam órgãos de menino de cinco anos, que teve sua morte anunciada na quinta-feira (19) pelos médicos da Santa Casa de Campo Grande. João Vitor Pacheco de Souza, 5 anos, caiu na escola em Corumbá, na quarta-feira (18), e foi encaminhado para hospital da cidade, com traumatismo craniano. Na quinta-feira (19) ele veio para a Santa Casa de Campo Grande, e a noite o médico diagnosticou sua morte.
A família autorizou a doação de seus órgãos para o hospital. De acordo com a enfermeira Adriana Bottaro, a família se propôs ajudar desde o início. “Em momento nenhum houve a recusa da doação. O desejo da família é de ajudar.”
Mas apenas hoje (21) que começaram os transplantes de seus órgãos. O fígado e os rins foram doados para Santa Casa de São Paulo. O médico Wangler Vasconcelos, chegou hoje (21) por volta 10h20, e participou da retirada do fígado. “Já temos uma criança de dois anos e meio aguardando este fígado, ela tem taxa de hepatite fulminante aguda, ou opera ou morre.”
De acordo com Adriana, esta é a primeira vez que um órgão doado em Mato Grosso do Sul é encaminhado para outro estado. Em Mato Grosso do Sul, não tem uma equipe específica para transplantes e retirada de fígado e nem fila de espera para o órgão.
O coração não pode ser aproveitado, pois segundo Vasconcelos, este órgão tem tempo de preservação de duas a quatro horas, e seria um risco, pois, são 1h30 de viagem e mais trinta minutos de trânsito na capital de São Paulo. O que levaria muito tempo para conversar o órgão. Já a duração do fígado é de 18 horas.
Para os rins de acordo com o médico Vasconcelos já existem duas crianças aguardando.
Também está em operação para a retirada de duas córneas. “Provavelmente será para duas crianças, mas não impede que o receptor seja um adulto. Estes são os únicos órgãos a ficarem em Campo Grande”, explica Adriana.
iniciaCorpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário