quarta-feira, 23 de maio de 2012

ATX-BA - INFORMANDO - RADIO FANDANGO

em » 22/05/2012
Teste de hepatite C é recomendado a pessoas com idade entre 47 e 67 anos

15h39min

As autoridades de saúde dos Estados Unidos estão convocando todas as pessoas com idade entre 47 e 67 anos para realizarem teste de detecção da hepatite C. A doença atinge cinco vezes mais indivíduos que a Aids e provoca mais mortes. Maio foi declarado o mês de conscientização das hepatites naquele país.

De acordo com o presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite C, Carlos Varaldo, a campanha é uma forma de tentar que o governo federal desperte para enfrentar este problema de saúde pública. O presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, Humberto Silva, alerta que, dos cerca de 3 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de hepatite viral, apenas 5% sabem que estão doentes.

A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e vertical (da mãe para filho), embora seja menos comum. Na maioria dos casos, a doença é assintomática e o portador só descobre que tem a doença quando desenvolve um caso grave de hepatite com risco de cirrose e câncer no fígado. Em manifestações crônicas, o paciente pode apresentar mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia) e dores musculares. Não há vacina contra a doença.

Para prevenir, certifique-se de que agulhas ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue é descartável ou está devidamente esterilizado; leve seu próprio material quando for à manicure; use preservativo nas relações sexuais e fique longe de drogas injetáveis.


http://www.radiofandango.com.br/archive/printer.php?noticia=26430

Nenhum comentário:

Postar um comentário