terça-feira, 16 de outubro de 2012

ATX-BA - Informando - EP Notícia

Número de transplantes de fígado cai 50% no HC de Ribeirão em 2 anos

Redução ocorre dois anos após mudança de critérios de seleção de beneficiados

16/10/2012 - 08:57
Jornal A Cidade


O número de transplantes de fígado em Ribeirão Preto caiu para menos da metade em dois anos. A queda é justificada pela mudança nos critérios na escolha dos beneficiados pelo órgão.
Em 2009 foram realizados 40 transplantes de fígado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Nos dois anos seguintes, os números despencaram. Em 2010 foram apenas 14 e no ano passado, 16.
Estes números são da Coordenadoria de Transplantes de Fígado de Ribeirão Preto e a principal causa da queda foi a mudança de critérios na definição dos pacientes que recebem o transplante privilegiando os pacientes da região da grande São Paulo.
Segundo o coordenador do Grupo de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas, Orlando Castro e Silva, a queda no número de transplantes na cidade caiu depois que o governo do estado mudou os critérios de seleção dos pacientes e tentou a unificação das listas de transplantes, que aconteceu a partir de agosto de 2010.
"Nestes dois anos, o número de fígado que foi do Interior para a Capital mais que dobrou, e é preciso rever isto", explica.
Castro e Silva explica que estes números foram encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde e estão sendo utilizados para rediscutir o sistema implantado. "Como o número de pacientes é maior na região da Capital e os critérios de avaliação foram alterados, o interior acabou sendo prejudicado", diz.
Câmara Técnica
A partir desta quarta-feira (17) serão realizadas em Ribeirão Preto duas reuniões da Câmara Técnico-científica de Transplante de Fígado, uma nacional e outra paulista, onde o principal tema é a descentralização do sistema de transplantes.
As duas reuniões fazem parte do VII Congresso Brasileiro de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado, que ocorre em Ribeirão Preto até o próximo sábado e está sendo presidido pelo médico Orlando Castro e Silva.
O principal objetivo das reuniões é mudar o modelo adotado em São Paulo.
"O Ministério da Saúde está com uma política de descentralização dos sistemas de transplantes e não podemos ir na contramão", afirma o médico, que foi contra a mudança do sistema em 2010. 
 http://www.viaeptv.com/epnoticia/noticias/NOT,2,2,395997,Numero+de+transplantes+cai+50+no+HC+de+Ribeirao+Preto.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário