terça-feira, 8 de maio de 2012

Audiência pública debate amanhã situação dos pacientes transplantados

Arimatéia: ''Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas'' (Foto: Divulgação)
Salvador – Uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia debate nesta terça-feira (8), a partir das 9h, no Plenarinho, a atual situação dos pacientes transplantados da Bahia. O autor do requerimento para a concretização do encontro é o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, José de Arimatéia (PRB). “Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas que estão comprometendo diretamente a vida deles. É um problema de saúde pública e a audiência foi a forma encontrada para reunir sugestões e minimizar as entraves”, disse Arimatéia ressaltando que a situação ainda está longe da ideal.
No último mês de abril a presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA), Márcia Chaves, além de dois pacientes que fazem o tratamento de hemodiálise, trouxeram sérias denúncias do setor para a Comissão de Saúde da ALBA. O grupo relatou que a Prefeitura de Salvador vem retendo os pagamentos de clínicas e hospitais prestadoras de serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até mesmo instituições que realizam hemodiálise, provocando implicações severas na Saúde Pública do município.
Na oportunidade, Márcia Chaves, que também é transplantada, denunciou ainda as clínicas de não estarem permitindo a inscrição dos pacientes na fila de espera para transplante. “Já temos o pior sistema de captação de órgãos no Brasil e agora essas instituições querem inibir o que é garantido por lei? Não pode continuar dessa forma, caso contrário vários cidadãos vão morrer”, disse.
Foram convidados para a audiência pública autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de pacientes transplantados e representantes de entidades relacionadas ao setor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário