segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TRIBUNA DO INTERIOR

Osmar Dias 09/08/09
Redação

Uma lei pela vida

A doação de órgãos e tecidos é um ato solidário que salva a vida de muitos brasileiros. A campanha lançada no ano passado pelo Ministério da Saúde, intitulada “Tempo é Vida”, aliada à solidariedade do povo brasileiro, refletiram no aumento do número de doadores da ordem de 20% do ano passado para cá, mas a fila à espera por transplantes no Brasil ainda chega perto de 70 mil pessoas.

A estimativa da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO) é a de que só será possível equilibrar a demanda daqui a 10 anos e a necessidade é a de duplicar o número de transplantes nesse período.
Para fazer valer a solidariedade de quem doa e salvar a vida de muitos que estão na fila por transplantes foi que apresentei no Senado Federal projeto de lei que moderniza a legislação de transplantes de órgãos no Brasil. Minha proposta é a de tornar obrigatório para hospitais com mais de 80 leitos, ou que disponham de unidades de emergência ou de tratamento intensivo, a manter uma Comissão de Captação e Doação de Órgãos.
Isso é necessário porque muitas vezes não faltam doadores, mas equipes médicas especializadas para fazer a coleta dos órgãos e tecidos para dar agilidade aos transplantes e salvar mais pessoas.
Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) o maior problema reside no sistema de captação e distribuição de órgãos e, principalmente, na estrutura precária e falta de organização dos hospitais brasileiros. A ABTO aponta que o índice de óbitos na fila de espera por transplantes é de 40%. Os órgãos que lideram a busca por doações são os rins, depois córnea e fígado.
O Projeto de Lei (PLS 347/07) que apresentei estabelece que a comissão deve ser composta por profissionais do quadro da instituição e ter por finalidade identificar possíveis doadores de órgãos, tecidos ou partes do corpo para fins de transplante ou tratamento entre os pacientes internados, fazer contato com seus familiares com o objetivo de obter autorização para doação, manter os meios de comunicação permanente com as centrais de notificação, captação e distribuição de órgãos da unidade federada em que se localizam e outros definidos pela autoridade sanitária.
Defendo a modernização da lei de transplantes para salvar vidas. É uma questão de saúde pública que pode trazer a felicidade de volta a muitas famílias que hoje correm contra o tempo esperando a oportunidade de viver.
Osmar Dias é líder do PDT no Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário