sábado, 15 de junho de 2013

ATX-BA - INFORMANDO - ADRIANO DIOGO: BRAÇOS CRUZADOS, MÁQUINAS PARADAS.

Braços Cruzados, Máquinas Paradas

maquinasparadas.jpg


Neste sábado (15/06), a TV Assembleia vai exibir o filme Braços Cruzados, Máquinas Paradas, de 1978, dirigido por Roberto Gervitz e Sérgio Toledo.
O filme será exibido às 23h00. A TV Assembleia é exibida pela Vivo TV nos canais 66 ou 69, na NET pelos  canais 7 (digital) ou 13 (analógico) e pela TV Digital Aberta pelo no canal 61.
São Paulo, 1978. Três chapas disputam a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o maior da América Latina, com 300.000 associados, e presidido por um "pelego", desde o golpe militar de 1964 . Em meio à eleições, eclodem as primeiras greves operárias que iriam mudar o país. “Braços Cruzados Máquinas Paradas" revela, em narrativa envolvente, como funciona a estrutura sindical brasileira, de inspiração fascista.
É também o primeiro documentário de longa-metragem sobre as chamadas "greves espontâneas", ocorridas em São Paulo, 10 anos após a decretação do AI-5. Tais greves, que culminaram em um amplo movimento social que traria de volta a democracia ao país, estão na base dos acontecimentos que levaram à eleição do primeiro presidente operário da América Latina.

Fonte: Adriano Diogo (informativo@adrianodiogo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário