segunda-feira, 4 de março de 2013

ATX-BA - DIA MUNDIAL DO RIM



Os rins exercem papel fundamental em nosso organismo. Sem eles não conseguiríamos eliminar todo o excesso de líquido e sujeiras internas do nosso corpo. Além disso, eles têm uma série de substâncias e hormônios benéficos. Por isso, há cinco anos, o dia 8 de março foi estabelecido pela Sociedade Internacional de Nefrologia para lembrar a importância de cuidar dos rins. Mas boa parte da população esquece dos cuidados com eles, resultando na chamada doença renal crônica – perda das funções renais que pode levar a uma série de complicações e até à morte. A estimativa é que de 15 a 20 milhões de brasileiros sejam portadores de algum grau de doença renal.
De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), é estimado que no Brasil cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 18 anos tenham pressão arterial alterada; entre 7 e 10 milhões de indivíduos têm diabetes; além de o país ter mais de 2 milhões de obesos, principais fatores de risco que desencadeiam a doença do rim. “Nós estamos lidando com uma epidemia. E isso vem acontecendo porque está aumentando o número de indivíduos com pressão arterial e glicose alteradas. Hoje, queremos mostrar para toda a população que é possível prevenir e tratar a doença renal crônica sem necessidade de evoluir para a hemodiálise. Nós temos por volta de 92 mil indivíduos realizando a hemodiálise ou a diálise”, alerta a médica nefrologista Patrícia Abreu, da Coordenação de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde.
A doença renal crônica pode ser evitada com a prevenção. “A população precisa fazer exercício, parar de fumar, emagrecer e com isso ela vai diminuir o risco de ficar com a pressão arterial alterada e com diabetes. Mas aqueles indivíduos que apresentam a doença, que já são hipertensos ou diabéticos, precisam controlar a pressão arterial e a glicose, porque se não acontece isso, 100% desses pacientes vão evoluir para a doença renal crônica, que tem uma grande mortalidade”, destaca a nefrologista.
O Dia Mundial do Rim alerta, ainda, que a doença renal é muito freqüente e fácil de ser diagnosticada. “Eu quero ressaltar para as pessoas que também têm algum familiar com pressão alta ou com diabetes, que procurem o Sistema Único de Saúde ou o convênio e perguntem para o médico: por favor, como anda a saúde do meu rim?”, explica a médica.  Para saber se o rim está funcionando bem, basta fazer dois exames baratos e simples: o exame de sangue, chamado creatinina; e o exame de urina, que avalia se a pessoa apresenta perda de proteína. “A doença renal pode ser prevenida e isso pode ter um custo muito menor tanto para a família, quanto para o paciente e também no custo financeiro para nosso país”, finaliza Patrícia Abreu.
O Ministério da Saúde vai ampliar em R$181,6 milhões o investimento anual em hemodiálise para melhorar o atendimento aos pacientes com insuficiência renal. “Com essa injeção de recursos e outras medidas direcionadas ao setor, o orçamento federal para o tratamento de diálise será superior a R$ 2 bilhões este ano”, destaca o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães. “Queremos garantir a sustentabilidade dos serviços e aumentar a qualidade da assistência oferecida à população, ressalta o secretário.
Neste ano o DIA MUNDIAL DO RIM será comemorado em 14.03.2013.
Fonte: MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário