sexta-feira, 1 de julho de 2011

DIARIO DE PERNAMBUCO

28/06/2011  10h27 Exemplo
Neurologista diagnosticado com morte encefálica doa todos os seus órgãos
Um médico neurologista de 54 anos, responsável por muitos diagnósticos de morte encefálica, colocou em prática o ideal de solidariedade que defendeu em sua vida profissional: teve doado todos os seus órgãos após a confirmação do óbito por AVC hemorrágico. Informados antecipadamente do desejo do neurologista, os familiares procuraram de imediato a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE). O caso aconteceu no sábado passado, possibilitando uma oportunidade rara de doação múltipla de órgãos e de salvar, de uma só vez, cinco vidas.

De acordo com Gerlene Lira, coordenadora de descentralização da Central, o fígado do médico que tinha um tipo sanguíneo raro, o AB, foi encaminhado para um receptor do estado do Ceará: um homem que passa bem após a cirurgia. Os rins ainda estão sendo analisados e as córneas, diagnosticadas como em excelente estado, devem ser transplantadas para pacientes de Pernambuco.O doador, não será identificado, atendendo a pedido da família.

O exemplo do neurologista pode ser seguido por todos. Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade. De acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Para informações e orientações a Central atende pelo telefone 0800.281.2185.

Hoje, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Pernambuco ocupa o 5º lugar no ranking nacional entre os estados transplantadores. Apesar disso, o número de doações em relação à lista de espera ainda é insuficiente. A fila por um rim é a mais extensa, com mais de 1.800 pessoas. A lista de fígado, com 173 pessoas, é a que mais preocupa os técnicos da CT-PE, em razão da gravidade do estado dos pacientes. Além disso, há mais de 1.300 pernambucanos à espera de uma córnea e 8 na fila por um coração. De janeiro a maio de 2011 foram realizados 373 transplantes e 23 doações múltiplas de órgãos em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário