terça-feira, 29 de março de 2011

CAMPO MAIOR EM FOCO

ABSURDO: Falta medicamento para transplantados renais no Piauí


Qua, 23 de Março de 2011 18:28

Campo Maior é um dos centros de distribuição do medicamento fundamental para recumperação dos doentes renais.

Durante entrevista no Jornal Rádio Notícia 1ª Edição da Rede de Rádios Verdes Campos Sat, a diretora da Unidade de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Piauí, Natália Ayres, confirmou a falta de medicamento utilizado pelos transplantados renais.

“Realmente existe a falta do medicamento Micofenolato de Mofetila, que é utilizado por transplantados renais, mas esperamos que até o final do mês de março esta situação esteja regularizada”, disse a diretora.

De acordo com Natália Ayres, a falta de medicamentos acontece devido ao atraso dos fornecedores. “Houve atraso por parte do fornecedor para entrega da medicação. No mês de fevereiro, quando já estava próximo de acabar entramos em contato com o fornecedor que acabou renovando o prazo de entrega”, explicou.

No estado do Piauí existem cerca de nove mil usuários de medicamentos excepcionais, o que gera uma despesa de R$ 2 a 3 milhões de reais por mês na receita do governo. E diante disso a diretora da Unidade de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Piauí, disse que a secretaria já está fazendo um planejamento para evitar a falta de medicamentos.

“Essas faltas de medicamentos foram freqüentes no ano passado e agora o nosso objetivo é fazer um levantamento e um planejamento para que não haja essa falta”, disse Natália.

Natália Ayres acrescentou ainda que a entrega dos medicamentos pode ser feita em um dos oito centros de distribuição que existem no estado. “Ate 2008 só haviam 3 centros e hoje existem 8 centros, sendo em Oeiras, Parnaíba ,Picos, Piripiri, São Raimundo, Bom Jesus, Floriano e Campo Maior e essas farmácias ficam no hospital regional da cidade”.

TV Canal 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário