sexta-feira, 19 de março de 2010

Jornal A Hora Online

HC é o grande vencedor do Prêmio Destaque em Transplantes
da Secretaria de Estado da Saúde

Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, elogiou desempenho do hospital,
que conquistou três primeiras colocações

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi o grande vencedor do Prêmio Destaque em Transplantes 2009, conquistando três primeiras colocações. O evento, realizado nesta segunda-feira, dia 15, pela Secretaria de Estado da Saúde, contou com a participação do secretário Luiz Roberto Barradas Barata, do superintendente do HC, José Manoel de Camargo Teixeira, do coordenador de Saúde do Estado, Ricardo Tardelli, e do médico Adib Jatene.

O HC garantiu as primeiras posições em transplantes de fígado, coração e pulmão. O hospital assegurou, ainda, as segundas colocações no número de notificações de potenciais doadores e de órgãos colocados à disposição para transplante.

De acordo com o superintendente do Complexo, o bom desempenho é resultado do esforço conjunto entre os profissionais do HC e da Secretaria de Estado da Saúde. “O entrosamento dos médicos com os coordenadores intra-hospitalares garantiu um aumento significativo no número de transplantes, ajudando a salvar centenas de vidas”, observa.

O secretário Luiz Barradas ressaltou que a conscientização da população tem sido fundamental nesta área. “O número de doadores tem aumentado e estamos obtendo resultados cada vez melhores”, aponta. Segundo ele, a premiação dos hospitais é uma homenagem àqueles que se destacaram. “O HC tem sido um importante parceiro, prestando atendimentos de alta complexidade, como transplantes, e formando profissionais qualificados para atender toda a rede de saúde”, aponta.

Balanço divulgado pela Secretaria aponta que o recorde de transplantes em 2009 poderá ser quebrado, pois só nos dois primeiros meses de 2010 houve crescimento de 22% no número de doadores de órgãos, em comparação ao mesmo período do ano passado. “Em 2009, o HC colaborou com 91 notificações de doadores. Este ano, temos como meta superar esse número”, aponta José Manoel.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,

    Para incentivar ainda mais e ajudar a salvar vidas através da doação de órgãos divulgue link com informações e dúvidas frequentes sobre o tema: http://bit.ly/cHLx34
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir