domingo, 14 de março de 2010

Escolher e Viver

Escolher e Viver
André François


Escolher e viver – Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos



Em quatro anos de pesquisas e registros na área da saúde, André François encontrou diversos pacientes renais crônicos, acompanhou seu tratamento e seus desafios para fazê-lo. Ao descobrir a diálise peritoneal, uma alternativa à hemodiálise, André decidiu registrar a história de pacientes de diferentes cidades brasileiras que utilizam esse método. A missão desse livro é divulgar essas histórias para contribuir com a divulgação desse tratamento pouco conhecido e incentivar a doação de órgãos.
www.imagemagica.com.br/viver

Para realizar seus dois livros anteriores, Cuidar – Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil, lançado em 2006, e A curva e o caminho – Acesso à saúde no Brasil, 2008, percorreu o país durante dois anos registrando a humanização da medicina e o acesso à saúde.
Ao longo desses projetos, sua atenção se voltou para os pacientes renais crônicos. Enquanto aguardam o transplante – tratamento adequado, mas ainda de difícil acesso –, eles dependem de meios artificiais para sobreviver. Ao observar que a diálise peritoneal é um tratamento acessível e que oferece uma boa qualidade de vida, André decidiu documentar as experiências dos pacientes a ela submetidos.
Essas vivências, narradas por meio de imagens e palavras dos próprios pacientes, de seus cuidadores e de familiares, encontram-se em Escolher e viverTratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos, que se insere no trabalho incansável de André de informar, divulgar, ampliar e criar conhecimentos que modifiquem olhares, pensamentos e atitudes com relação à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário