terça-feira, 18 de maio de 2010

ATX-BA - NOTÍCIAS




Av. Brigadeiro Faria Lima, 2391 cj. 102
São Paulo - SP - CEP 01452-000
Telefone (11) 3812.3253
secretaria@sbhepatologia.org.br
www.sbhepatologia.org.br





Amanhã, 19/05, é o Dia Mundial das Hepatites e o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Dr. Raymundo Paraná, estará ao vivo no programa Sem Censura da Tv Brasil, às 16h.

O convidado falará dos diversos tipos da doença, tratamentos, campanhas, cuidados, mitos entre outros temas de interesse da população. Não deixem de assistir.


Ana Paula Ap. Firmino
anapaula@sbhepatologia.org.br

SESAB

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
12 de maio de 2010

SEMANA ESTADUAL DAS HEPATITES VIRAIS COMEÇA NESTE DOMINGO

As hepatites virais constituem-se um grave problema de saúde pública pela sua distribuição geográfica em todo o mundo, de prevalência variável nas diversas regiões do país. São doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo fígado, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes peculiaridades. No Brasil há grande variação regional na prevalência de cada um dos agentes etiológicos.

Para marcar a Semana Estadual das Hepatites Virais, no período de 16 a 21 deste mês, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa Estadual das Hepatites Virais, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e membros do Comitê Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais promovem extensa programação que será iniciada no domingo (16), com duas caminhadas, das 8h30 às 10h30: a primeira do Farol da Barra ao Cristo, e a segunda do Jardim de Alah ao Aeroclube.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Sesab, Maria Helena Macedo, o vírus da hepatite B é 100 vezes mais infectivo que o HIV (Aids) e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da Hepatite B, 2 bilhões já tiveram contato com o vírus, aproximadamente 2 milhões de infectados no Brasil e 1milhão de mortes/ano no mundo. "O vírus da hepatite C tem cerca de 200 milhões de portadores. É a maior causa de cirrose e câncer de fígado e, na Bahia, apesar das sub-notificações, foram registrados 28.406 casos de hepatites virais no período de 2003 a 2009, com 8.016 casos de hepatite A, 2.939 de hepatite B, 2.171 de hepatite C, 242 de B+C e 117 de A+C", explicou a coordenadora.

Durante a programação, de 17 a 21, a população poderá realizar teste rápido para hepatite B e C
nas seguintes unidades de saúde: 6º. Centro Rodrigo Argolo - Cabula; 7º. Centro Hélio Machado - Itapoã; Centro de Saúde Adroaldo Albergaria - Periperi. Nas unidades do 15º. Centro de Saúde - Vale das Pedrinhas, 18º. Centro de Saúde - Fazenda Grande, Centro de Saúde 7 de Abril e Centro de Saúde Carlos Gomes, serão coletadas amostras para serem encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen). No interior, ações serão desenvolvidas pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Centros de Referência de Hepatites Virais dos municípios.
L.S./M.Tb.909-Ba
/hepatite/semana