quinta-feira, 11 de março de 2010

Diário Oficial do Legislativo - CMS

Notícias
11/3/2010 13:46:30

Doença Renal Crônica
Sessão especial discute a importância da prevenção

Em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção da Doença Renal Crônica, o presidente da Câmara Municipal, o vereador e médico Alan Sanches (PMDB), presidiu na manhã desta quinta-feira (11), uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias. Na Praça Municipal, uma feira de saúde ofereceu à população exames gratuitos.

O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Emanuel Burdmann, elogiou a iniciativa de trazer a discussão para a Câmara, por se tratar de uma doença que atinge entre 10 a 12% da população mundial e é considerada problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Burdmann disse que a perda progressiva da função dos rins pode ser detectada inicialmente através de simples exames de rotina, como análises de sangue e urina. Ele desmistificou a ideia de que não há cura e alertou que, se for feito a tempo, o tratamento pode retardar e até paralisar a ação da doença.
O representante da Associação Baiana de Medicina, Paulo Novis, destacou que a maioria das pessoas descobre a doença em fase avançada.

O presidente regional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Marco Antônio Silveira, falou sobre as poucas unidades de saúde no estado para a realização de diálise. Segundo ele, cerca de 207 pacientes de outras cidades vêm à capital para fazer o tratamento.

Diante da carência, o vereador Alan Sanches sugeriu a criação de um fundo do governo estadual, independente do Ministério da Saúde.

Transplantada há dez anos, Márcia Chaves, presidente da Associação dos Pacientes Transplantados da Bahia, lembrou das 2.600 pessoas que estão na fila única à espera de transplante. Ela cobrou a ampliação dos serviços da diálise peritonial (PPDA), na qual o paciente faz o tratamento sem precisar sair de casa.

A sessão contou com a exposição fotográfica “Escolher e Viver”, de André François, que retrata o tratamento e a busca por maior qualidade de vida por parte dos pacientes renais crônicos.

Exames gratuitos

Uma feira de saúde aberta ao público movimentou a Praça Municipal nesta quinta (11) para fortalecer a importância da prevenção da Doença Renal Crônica (DRC). Foram realizados gratuitamente exames que podem prevenir ou detectar precocemente a doença (testes de glicemia, exame de urina, controle da pressão arterial e peso). Hipertensão e diabetes estão entre as principais causas das complicações renais.

A nefrologista do Hospital das Clínicas, Katherine Brito, destacou a importância da prevenção. “Estamos fazendo um check-up, com entrevista clínica, avaliação nutricional e exames de sangue e urina”, diz a médica, lembrando que o objetivo é fazer com que o Dia Mundial de Prevenção da Doença Renal Crônica seja implantado no calendário das atividades da Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Apae, Gildásio Carvalho, explicou que o exame de urina identifica a presença de proteína, um indício de deficiência renal. A feira contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais ligados à saúde.

Nesta sexta-feira (12) e sábado (13), Salvador sedia o 5º Congresso Nacional de Nefrologia, no Bahia Othon Palace Hotel, como parte das comemorações pelo dia mundial de prevenção da doença.