terça-feira, 2 de agosto de 2011

BAHIA 247

Bahia é o 13º estado do país em doação de medula
Bahia é o 13º estado do país em doação de medulaFoto: DIVULGAÇÃO

Banco de dados do Inca aponta que apenas 36.416 dos potenciais doadores são baianos, menos de 2% de pessoas cadastradas

28 do 07 de 2011 às 18:49
Elieser Cesar_247 - Não é apenas como receptor de órgãos que a população negra é minoritária como demonstrou um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Econômica (Ipea), segundo o qual os homens brancos representam a esmagadora maioria nas cirurgias de transplante de rins, coração, fígado, pâncreas e pulmões. Ao que tudo indica, como doador também. Na Bahia, o estado com maior população negra e mestiça do país, por exemplo, as pessoas que se declaram negras, no momento de doar um órgão, representam apenas 1,48% para 98,52% que se dizem de outras raças.
O dado foi apresentado pelo presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Roberto Sá Menezes, ao participar na manhã da quinta-feira (28), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, da audiência pública "A população negra e a política de transplante de órgãos e doação de medula óssea", promovida pela vereadora Olívia Santana (PCdoB). No caso específico da Bahia, majoritariamente negra, segundo Sá Menezes, é muita pequena a possibilidade de se encontrar um doador compatível.
Ele se reportou ao Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para afirmar que a Bahia ocupa o 13º lugar no ranking de potenciais doadores cadastrados, com apenas 36.416 inscrições, menos de 2% do total. O Redome é um banco que contém os dados e o HLA (exame de laboratório para identificar sua característica genética). No Brasil, o número de cadastrados no Redome passou de apenas 10 mil, em 2001, para 2,1 milhões em 2010.
"Isso representa um doador voluntário para cada grupo de 90 brasileiros", comemorou o diretor da Fundação Hemoba, Roberto Soares Schlindwein. Para ele, ainda falta acesso à população à lista de espera para transplante de órgãos. Soares observou que somente no caso do transplante de medula óssea há incidência da questão raça. Nos demais transplantes, como os de coração onde entram os fatores grupo sanguíneo e peso, o branco pode doar para o negro e o negro para o branco. Já o transplante de córnea não depende de nenhuma dessas compatibilidades. O diretor da Fundação Hemoba informou que, por falta de disponibilidade de equipes especializadas para fazer o transplante, órgãos captados na Bahia estão sendo levados para outros estados, como aconteceu recentemente com rins que foram doados a um transplantado do Rio Grande do Sul.
Transplantes são mais para homens brancos e menos para mulheres
Na audiência pública, o economista Alexandre Marinho, da diretoria de Planejamento e Pesquisa do Ipea, apresentou o estudo Desigualdade de Transplantes de Órgãos no Brasil: Perfil dos receptores por sexo, raça ou cor. O levantamento demonstra que, no país, os homens brancos são beneficiados por 77% dos transplantes de pulmão, 69% de rins, 93% de pâncreas e 80% de fígado. No recorte por gênero, a pesquisa mostra que, independentemente de cor, as mulheres são as mais prejudicadas no quesito recepção de órgãos, pois 75% dos corações doados vão para os homens, 63% dos fígados e 61% dos rins. Cauteloso, Alexandre Marinho, que também é negro, prefere atribuir as disparidades às desigualdades sociais. Ainda mais cauteloso, evita falar em cotas para transplantes. Marinho defende o aumento da atenção básica à saúde para que não se precisem de tantos transplantes (a fila, no Brasil, em busca de órgãos é, atualmente, de 2,2 milhões de pessoas), a fim de evitar males como a hipertensão arterial, a cirrose hepática e o diabetes. Entretanto, reconhece que a disparidade não deveria existir, já que o acesso à saúde é um direito universal.

Na Bahia, quatro mil transplantados
Quem acompanhou a audiência pública com atenção especial foi Márcia Fraga Maia Chaves que, há 12 anos, recebeu o rim do pai. Dois meses depois do transplante, Márcia fundou a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA), da qual é presidente e representante maior de 4 mil transplantados no Estado. Ela informou que na lista de espera há, hoje na Bahia, 3.900 pessoas aguardando rins, fígado e córneas, principalmente. Márcia se queixou da falta de medicamentos para os transplantados, sobretudo dos imunossupressores (remédios que evitam a rejeição) como a ciclosporina e azatioprina. Conforme ela, a sobrevida média de um transplantado de rins na Bahia é de seis anos.
Atualmente, o SUS gasta mais de R$ 400 milhões, por ano, com transplante, medicamentos e assistência aos transplantados. No Brasil, devido à grande demanda por órgãos, metade dos pacientes morre na lista de espera.