quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ATX-BA- IINFORMANDO: 10º CONGRESSO DE HIV/AIDS E 3º CONGRESSO DE HEPATITES VIRAIS

Congresso internacional de HIV/Aids e Hepatites Virais realiza debate sobre juventude e Aids

19/11/2015 | 10h07min


Entre as atividades de 10º Congresso de HIV/Aids e 3º Congresso de Hepatites Virais, foi realizado, nessa quarta-feira (18), o debate: “Aids, doença e morte no passado e a visão da juventude nos dias atuais”. A atividade teve a participação do médico, educador, palestrante, escritor e apresentador de televisão Jairo Bouer.
Durante o bate-papo, Jairo lembrou a importância do preparo de profissionais e unidades de saúde para acolherem os jovens. “Quando trabalhamos com adolescentes, a gente percebe a dificuldade que eles têm para acessar as unidades de saúde. É difícil conseguir, por exemplo, que um jovem menino que faz sexo com outros meninos procure uma unidade de saúde, fale sobre sua sexualidade para saber sobre prevenção e fazer testes, ter o diagnóstico e, eventualmente, ter acesso à medicação. Existe a necessidade do serviço de saúde estar preparado para lidar com aquele jovem. O profissional e o serviço de saúde devem acolher, dar espaço e preservar a privacidade desse jovem paciente”, avaliou.

Jairo Bouer falou ainda sobre a importância do 10º Congresso de HIV/Aids e 3º Congresso de Hepatites Virais. “Acho o evento importante, é um congresso muito consolidado. Discutir essas questões de DST/Aids é sempre fundamental, pois aqui abordamos várias possibilidades. A gente fala de ciência, medicina, de movimento social, articulações, poder público. Agradeço por essa cidade linda realizar e acolher essa discussão”, concluiu.

Os Congressos - O 10º Congresso de HIV/AIDS e 3º Congresso de Hepatites Virais, organizados pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, seguem simultaneamente até esta sexta-feira (20), no Centro de Convenções de João Pessoa.
Os congressos visam mostrar novas tecnologias, pesquisas, medicamentos e boas práticas na prevenção e na resposta ao HIV/Aids e às Hepatites Virais. “É uma excelente oportunidade de troca de experiências entre profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, além da participação da população. Vários órgãos do Governo do Estado firmaram parceria com o evento”, afirmou a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Ivoneide Lucena.
É a primeira vez que a Paraíba sedia os eventos e eles contam com a participação de mais de quatro mil pessoas do Brasil e de todo o mundo, entre trabalhadores da saúde, professores universitários e estudantes de pós-graduação.
Programação - Nesta quinta-feira (19), serão apresentadas experiências no cuidado com hepatites virais em populações remanescentes de quilombos; em indígenas; em população privada de liberdade; tratamento da hepatite B; saúde sexual e reprodutiva em pessoas vivendo com HIV/Aids; olhares da juventude: protagonismo juvenil; protagonismo trans, processo transexualizador e atenção em HIV/Aids; visitação de posters; novos desafios em hepatite C; testes rápidos: da capacitação à realização e lançamento do livro “A Síndrome: Histórias de luta contra a Aids em 30 anos” e um bate-papo sobre o viver com HIV/Aids, ontem, hoje e amanhã.
Na sexta (20), às 8h, continuam as apresentações das experiências e práticas bem-sucedidas no Brasil, a exemplo, de testagem do HIV para homens que fazem sexo com homens; políticas públicas intersetoriais e contribuições para boas práticas na prevenção; população trans e o acesso ao cuidado; eliminação da hepatite C como problema de saúde pública; transplante hepático; “Educação, prevenção e redes sociais combinam?”; Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual no Brasil: Avanços e desafios e a importância da mídia na prevenção das hepatites virais. O encerramento dos eventos será às 16h.
FONTE: SUCOM/PB  http://www.paraiba.com.br/2015/11/19/86635-congresso-internacional-de-hivaids-e-hepatites-virais-realiza-debate-sobre-juventude-e-aids
ALGUMAS FOTOS DOS PARTICIPANTES TIRADAS POR NESTOR LINHARES QUE REPRESENTA A ATX-BA.
VAMOS A LUTA!