Desde o dia 11.03.2014 está faltando a AZATIOPRINA de 50MG na farmácia do Hospital Ana Nery. Hoje já é sexta feira e amanhã a farmácia não abre!!!!
A farmácia nos informou que não há previsão para chegar este medicamento.
Pela legislação o paciente não pode pular dia ou hora de acordo com a prescrição médica, sob pena de perder o órgão transplantado ou mesmo vir a falecer
O problema da falta dos imunossupressores (MEDICAMENTOS QUE EVITAM A REJEIÇÃO DO ÓRGÃO TRANSPLANTADO) para estes pacientes já é crônico no Estado da Bahia faltando por vários anos e em vários período do ano.
A falta de responsabilidade do gestor público na Bahia em relação a estes pacientes é enorme. Não existe um estoque regulador para as medicações que estes pacientes utilizam.
De acordo com a PORTARIA SAS N.º 221, DE 2 DE ABRIL DE 2002, o Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais,
Resolve:
Art. 1.º Aprovar o PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS – TRANSPLANTADOS RENAIS – DROGAS IMUNOSSUPRESSORAS – Ciclosporina, Azatioprina, Tacrolimus, Micofenolato Mofetil, Sirolimus, Anticorpo Monoclonal Murino Anti-CD3 (OKT3), Basiliximab, Daclizumab, Globulina Antilinfocitária, Globulina Antitimocitária, Metilprednisolona, Prednisona, na forma do Anexo desta Portaria.
Lutamos pela vida e qualidade de vida. Depois de esperarmos anos em uma lista pela doação de um órgão ou tecido o mínimo que pode ser feito pelo gestor público é fornecer a medicação para continuarmos a viver.
ATX-BA