quinta-feira, 17 de maio de 2012

ATX-BA - Informando

Rio

C. Redentor terá iluminação especial para alertar sobre os riscos da hepatite

Por ocasião do Mês Internacional de Combate a Hepatite C, a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, o Grupo Otimismo de Apoio a Portadores de Hepatite e a ONG C Tem que Saber C Tem que Curar, em parceria com o Santuário do Cristo Redentor promovem campanha que pretende conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico precoce da hepatite C.  No sábado (19), o Cristo Redentor será iluminado em amarelo e vermelho, cores que representam a doença.
O monumento será iluminado em amarelo e vermelho, cores que representam a doença. Além disso, os “Amigos do Cristo Redentor” disponibilizarão, entre os dias 19 a 26 de maio, no local do evento, uma equipe de enfermeiros que realizarão, gratuitamente, a testagem de HCV na população. O teste é simples, como o de diabetes, com apenas um furinho no dedo e o resultado sai em dois minutos. 
Durante o evento e ao longo de uma semana o Cristo Redentor ficará bicolor, em homenagem às cores da hepatite - Amarelo e Vermelho. O fato visa alertar a sociedade brasileira para os perigos que a Hepatite C representa, como a ausência de sintomas, grande prevalência, elevado número de óbitos precoces, a carência de uma maior atenção e de campanhas governamentais, além da necessidade da criação do Departamento de Hepatite C no Ministério da Saúde. 
A Saúde Pública é o tema mundial da Campanha da Fraternidade de 2012. A Hepatite C representa um dos mais graves problemas de saúde publica do mundo com cerca de 170 milhões de pessoas infectadas.
 http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/05/17/c-redentor-tera-iluminacao-especial-para-alertar-sobre-os-riscos-da-hepatite/