domingo, 16 de fevereiro de 2014

ATX-BA - Novas alternativas para o diagnóstico de Hepatite C.



Novas alternativas para o diagnóstico de hepatite C
Sensor permite teste com eficiência, rapidez, baixo custo e fácil execução
 
Atualmente verifica-se a ausência de um método de detecção de hepatite C que seja seletivo, eficiente, de baixo custo e que possa ser utilizado fora de laboratórios específicos. A tecnologia da pesquisadora Marli Leite de Moraes, que realizou seu pós doutoramento no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, consiste em um imunossensor para diagnóstico rápido e eficiente de hepatite C.
O imunossensor pode ser aplicado na área médica para além do diagnóstico de doenças infecciosas em outras finalidades, como a determinação de hemorragia em partos. Além da eficiência e do baixo custo, a tecnologia permite realizar o diagnóstico de hepatite C em campo. O imunossensor tem um tempo de resposta de 6 minutos, cerca de cinco vezes menor do que o teste atualmente em uso pelo SUS. Marli Explica: “O mercado, tem teste rápido, com leitura visual, e um tempo médio de 10-15 min. Diante disto, melhorar o desempenho da leitura e diminuir o tempo de reação foi o desafio final de uma patologia que assola o mundo inteiro”

Além da pesquisadora Marli Moraes, atualmente na Universidade Federal de São Paulo, Campus de São José dos Campos, colaboraram com o projeto o pesquisador do Instituto de Química da Unesp Sidney José Lima Ribeiro e Elenice Deffune, da Faculdade de Medicina na Unesp de Botucatu, a doutoranda Josy Campanhã Vicentini de Oliveira, também da FM, e as mestrandas Lais Roncalho de Lima e Aparecida Vitória Gonçalves de Souza, do IQ. O trabalho também teve parceria com o Hemocentro do Hospital de Clínicas da FM, que forneceu as amostras para teste, em especial o Laboratório de Sorologia e de Biologia Molecular.

Em agosto de 2011 o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a oferecer testes mais rápidos do para a detecção das hepatites B e C. A resposta é obtida em 30 minutos, bastante superior a do novo sensor. O SUS investiu em 2011 R$10,6 milhões de reais para adquirir 3,6 milhões de testes rápidos para hepatites B e C dentro de uma nova ótica de detecção precoce da doença. Outra vantagem do imunossensor é tratar-se de uma tecnologia nacional.

Percebe-se o interesse governamental em investir no controle mais eficaz de doenças infectocontagiosas, como a hepatite C e isto se configura como uma ótima oportunidade de mercado. Testes foram realizados em amostras de sangue humano soro reagentes para o vírus da hepatite C e evidenciaram a eficiência do imunossupressor.

O pedido de patente da tecnologia foi depositado pela Agência Unesp de Inovação (AUIN).
“ Buscamos nesse momento a comercialização e implantação da tecnologia para áreas como: segurança do trabalho, candidatos à doação de órgãos, e análise da vantagem da pré-triagem sorológica em serviços de hemoterapia, para doadores de primeira vez.”, completa a professora Marli em relação às expectativas da equipe para o invento.

Noticia Postada: 14/02/2014 ás 16:13:00
Postador: Chris Rodrigues
Foto: UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Fonte: UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Link Curto:http://surgiu.com/n/137938
Impresso em: 16/02/2014 10:40:53

Fonte:
http://surgiu.com.br/noticia/137938/novas-alternativas-para-o-diagnostico-de-hepatite-c.html