domingo, 27 de novembro de 2011

ATX-BA - Informando

Boa Leitura


"Recebemos uma resenha muito bacana sobre o nosso livro CORAÇÃO e resolvi dividir com vocês, é muito bacana ficar sabendo que o livro trouxe a uma menina de 14 anos sentimentos e emoções tão intensos e mais ainda é impressionante a maturidade do texto dela.
Além de um ótimo presente de Natal para adultos e crianças, Coração também é uma boa dica de leitura de férias."Thereza Gomes.


Sinopse
Autor: Edmondo De Amicis                                    
Ilustrações: Serrote
Tradução: Nilson Moulin
Posfácio: Antonio Faeti
Texto de orelha: Bernardo Ajzenberg
Idioma: Português

Livro de cabeceira de autores como Manuel Bandeira e Paulo Mendes Campos, Coração (1886), do italiano Edmondo De Amicis, foi um marco na vida intelectual brasileira e um dos títulos estrangeiros mais vendidos entre as décadas de 1920 e 40 no Brasil. A nova edição, cujo projeto gráfico evoca um antigo caderno escolar, conta com a tradução de Nilson Moulin, notas explicativas dos trechos históricos, posfácio exclusivo escrito pelo crítico italiano Antonio Faeti, texto de orelha assinado pelo escritor Bernardo Ajzenberg e uma biobibliografia. A obra foi publicada com três opções de capa.

Este clássico romance de formação narra a passagem da infância para adolescência de uma heterogênea turma de garotos que se veem diante de novas e complexas experiências de vida. O livro é o diário de Enrico, que irá se deparar com situações muito mais delicadas, para além do novo universo escolar em que entrou. Coração permanece atemporal ao tratar temas como convivência, solidariedade, compaixão e cidadania.

“O Coração era o livro de leitura adotado na minha classe. Para mim, porém, não era um livro de estudo. Era a porta de um mundo, não de evasão, mas de um sentimento misturado, com a intuição terrificante das tristezas e maldades da vida.” Manuel Bandeira

Resenha das crianças


Quando li o título do livro, imaginei uma história sobre o amor entre um homem e uma mulher, mas Coração é muito mais que isso: ele passeia nos vários aspectos e faces do amor. O amor de amigos, de pais, professores e alunos, avós, irmãos, desconhecidos... Coração, de uma forma mansa, me deu valiosos ensinamentos sobre respeito, convivência, grupo e comunidade. Enfim, é um livro que me levou a uma grande aventura sobre a natureza humana. Entre tantas aventuras que nós, jovens, temos lido sobre vampiros, monstros, demônios, fantasmas e anjos, Coração, de Edmondo De Amicis, com toda a sua simplicidade e enredo, não fica devendo nada ao despertar em mim sentimentos e emoções tão intensos. Giovanna Mierzwa, 14 anos.