terça-feira, 18 de maio de 2010

SESAB

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
12 de maio de 2010

SEMANA ESTADUAL DAS HEPATITES VIRAIS COMEÇA NESTE DOMINGO

As hepatites virais constituem-se um grave problema de saúde pública pela sua distribuição geográfica em todo o mundo, de prevalência variável nas diversas regiões do país. São doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo fígado, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes peculiaridades. No Brasil há grande variação regional na prevalência de cada um dos agentes etiológicos.

Para marcar a Semana Estadual das Hepatites Virais, no período de 16 a 21 deste mês, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa Estadual das Hepatites Virais, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e membros do Comitê Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais promovem extensa programação que será iniciada no domingo (16), com duas caminhadas, das 8h30 às 10h30: a primeira do Farol da Barra ao Cristo, e a segunda do Jardim de Alah ao Aeroclube.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Sesab, Maria Helena Macedo, o vírus da hepatite B é 100 vezes mais infectivo que o HIV (Aids) e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da Hepatite B, 2 bilhões já tiveram contato com o vírus, aproximadamente 2 milhões de infectados no Brasil e 1milhão de mortes/ano no mundo. "O vírus da hepatite C tem cerca de 200 milhões de portadores. É a maior causa de cirrose e câncer de fígado e, na Bahia, apesar das sub-notificações, foram registrados 28.406 casos de hepatites virais no período de 2003 a 2009, com 8.016 casos de hepatite A, 2.939 de hepatite B, 2.171 de hepatite C, 242 de B+C e 117 de A+C", explicou a coordenadora.

Durante a programação, de 17 a 21, a população poderá realizar teste rápido para hepatite B e C
nas seguintes unidades de saúde: 6º. Centro Rodrigo Argolo - Cabula; 7º. Centro Hélio Machado - Itapoã; Centro de Saúde Adroaldo Albergaria - Periperi. Nas unidades do 15º. Centro de Saúde - Vale das Pedrinhas, 18º. Centro de Saúde - Fazenda Grande, Centro de Saúde 7 de Abril e Centro de Saúde Carlos Gomes, serão coletadas amostras para serem encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen). No interior, ações serão desenvolvidas pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Centros de Referência de Hepatites Virais dos municípios.
L.S./M.Tb.909-Ba
/hepatite/semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário