terça-feira, 31 de julho de 2012

ATX-BA - UTILIDADE PÚBLICA - PERNAMBUCO.COM

Saúde » Ministério da Saúde e Facebook criam parceria no Brasil para incentivar doação de órgãos

Estado de Minas
Publicação: 30/07/2012 17:39 Atualização:
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, lançaram nesta segunda-feira uma nova funcionalidade no perfil dos usuários do Facebook com o objetivo de incentivar a doação de órgãos no país.
 
Desta forma, os usuários terão um campo no Facebook para que indiquem junto com seus dados pessoais na rede social se é doador de órgãos. Com esta parceria, o Ministério quer reforçar a importância da doação na rede. A funcionalidade já estava ativa no facebook de outros países desde maio.

 
Durante coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, Padilha também apresentou um balanço de doações e transplantes realizados no primeiro quadrimestre de 2012. "O Brasil atingiu a meta de 13 doadores/ milhão de habitantes, número previsto para o final de 2013", afirma Heber Borba, coordenador geral do sistema nacional de transplantes do Ministério da Saude. Ainda segundo Borba, o estado do Amazonas apresentou, na região Norte, o maior aumento no número de tranplantes.

 
Alexandre Padilha destacou a importância desse tipo de ação e afirmou "temos carência de doadores temos estrutura para absorver mais doações". Durante a coletiva Borba e Padilha reforçaram a necessidade de manifestar o desejo no facebook, mas também de informar a família da decisão. Este procedimento é importante pois é a família que assina o termo de consentimento autorizando a remoção.

Entenda mais sobre o processo de doação

Nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil alcançou taxa de 13,6 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes – meta prevista para ser alcançada em 2013, segundo levantamento apresentado hoje pelo Ministro da Saúde.

Quem pode ser doador? Todo paciente, com o primeiro exame clínico compatível com a morte encefálica ou coração parado, de quem poder ser extraído órgão ou tecido, para transplante. O doador não pode ter doenças que provoquem contaminação. Os órgãos que podem ser doados são Coração, Pulmões, Pâncreas, Fígado, Rins, intestino. Os tecidos também podem ser doados são as córneas e escleras oculares, as válvulas cardíacas e os ossos.

Mas em vida a doação de alguns orgão também é possível, como rim, medula éssea, pâncreas, pulmão e fígado. A lei autoriza a doação para cônjuge, familiares até o quarto grau de parentesco e pessoas sem nenhum parentesco, neste é necessário analise da Comissão de ética e autorização judicial.

No entanto, é proibido a venda dos próprios órgãos e a punição pode chegar até oito anos de prisão. Os procedimentos de doação são pagos pelo Sistema Único de Saúde, já que a maioria dos planos não cobre esse tipo de procedimento.

No primeiro quadrimestre de 2012, foram feitos 7.993 transplantes, crescimento de 37% em comparação aos quatro primeiros meses de 2011, com 5.842 transplantes.

O levantamento indica que a Região Norte registrou aumento de 109% no total de transplantes, enquanto no Centro-Oeste a melhora foi 103%. Outro dado mostra que os transplantes de coração, considerados de alta complexidade, cresceram 61% no mesmo período.

Para ativar a funcionalidade no Facebook siga os seguintes passos:

Faça login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo.
1 – Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do tempo
2 – Selecione Saúde e bem-estar
3 – Selecione Doador de órgãos
4 – Selecione seu público e clique em Salvar


http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2012/07/30/interna_brasil,388086/ministerio-da-saude-e-facebook-criam-parceria-no-brasil-para-incentivar-doacao-de-orgaos

Nenhum comentário:

Postar um comentário