terça-feira, 31 de julho de 2012

ATX-BA - Dados atuais de candidatos a transplante de rim no Estado da Bahia

Abaixo os dados fornecidos pela ABTO e pela Central Estadual de Transplante de Órgãos da Bahia, onde verificamos que pela ABTO para transplante de rim apenas 338 pacientes estão ativos em Lista de Espera e pela Central Estadual de Transplante de Órgãos da Bahia estão inscritos na Fila de Espera 1.508 pacientes. 

Por que apenas cerca de 22,4 % dos pacientes estão ativos em Lista de Espera por um rim no Estado da Bahia?



RBT -  dados de junho de 2012  - ABTO (Associação Brasileira de de Transplante de Órgãos)


Lista de Espera (Fila Ùnica Candidatos a transplantes - Bahia)

Órgão Pacientes
CÓRNEA 766
FÍGADO 15
RIM 1508
Atualizado em 10/06/12 
Fonte:Central Estadual de Transplante de Órgãos da Bahia
 http://www.saude.ba.gov.br/transplantes/index.php?option=com_content&view=article&id=92&catid=15&Itemid=144

ATX-BA - UTILIDADE PÚBLICA - PERNAMBUCO.COM

Saúde » Ministério da Saúde e Facebook criam parceria no Brasil para incentivar doação de órgãos

Estado de Minas
Publicação: 30/07/2012 17:39 Atualização:
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, lançaram nesta segunda-feira uma nova funcionalidade no perfil dos usuários do Facebook com o objetivo de incentivar a doação de órgãos no país.
 
Desta forma, os usuários terão um campo no Facebook para que indiquem junto com seus dados pessoais na rede social se é doador de órgãos. Com esta parceria, o Ministério quer reforçar a importância da doação na rede. A funcionalidade já estava ativa no facebook de outros países desde maio.

 
Durante coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, Padilha também apresentou um balanço de doações e transplantes realizados no primeiro quadrimestre de 2012. "O Brasil atingiu a meta de 13 doadores/ milhão de habitantes, número previsto para o final de 2013", afirma Heber Borba, coordenador geral do sistema nacional de transplantes do Ministério da Saude. Ainda segundo Borba, o estado do Amazonas apresentou, na região Norte, o maior aumento no número de tranplantes.

 
Alexandre Padilha destacou a importância desse tipo de ação e afirmou "temos carência de doadores temos estrutura para absorver mais doações". Durante a coletiva Borba e Padilha reforçaram a necessidade de manifestar o desejo no facebook, mas também de informar a família da decisão. Este procedimento é importante pois é a família que assina o termo de consentimento autorizando a remoção.

Entenda mais sobre o processo de doação

Nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil alcançou taxa de 13,6 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes – meta prevista para ser alcançada em 2013, segundo levantamento apresentado hoje pelo Ministro da Saúde.

Quem pode ser doador? Todo paciente, com o primeiro exame clínico compatível com a morte encefálica ou coração parado, de quem poder ser extraído órgão ou tecido, para transplante. O doador não pode ter doenças que provoquem contaminação. Os órgãos que podem ser doados são Coração, Pulmões, Pâncreas, Fígado, Rins, intestino. Os tecidos também podem ser doados são as córneas e escleras oculares, as válvulas cardíacas e os ossos.

Mas em vida a doação de alguns orgão também é possível, como rim, medula éssea, pâncreas, pulmão e fígado. A lei autoriza a doação para cônjuge, familiares até o quarto grau de parentesco e pessoas sem nenhum parentesco, neste é necessário analise da Comissão de ética e autorização judicial.

No entanto, é proibido a venda dos próprios órgãos e a punição pode chegar até oito anos de prisão. Os procedimentos de doação são pagos pelo Sistema Único de Saúde, já que a maioria dos planos não cobre esse tipo de procedimento.

No primeiro quadrimestre de 2012, foram feitos 7.993 transplantes, crescimento de 37% em comparação aos quatro primeiros meses de 2011, com 5.842 transplantes.

O levantamento indica que a Região Norte registrou aumento de 109% no total de transplantes, enquanto no Centro-Oeste a melhora foi 103%. Outro dado mostra que os transplantes de coração, considerados de alta complexidade, cresceram 61% no mesmo período.

Para ativar a funcionalidade no Facebook siga os seguintes passos:

Faça login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo.
1 – Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do tempo
2 – Selecione Saúde e bem-estar
3 – Selecione Doador de órgãos
4 – Selecione seu público e clique em Salvar


http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2012/07/30/interna_brasil,388086/ministerio-da-saude-e-facebook-criam-parceria-no-brasil-para-incentivar-doacao-de-orgaos

ATX-BA - FACEBOOK E DOAÇÂO DE ÓRGÃOS- ESTADÃO




Facebook agora permite declarar-se doador de órgãos

  • 30 de julho de 2012|
  • 17h51
  • Por Rodrigo Martins

O Facebook e o Ministério da Saúde começaram uma campanha para estimular os usuários a declararem-se doadores de órgãos. Por meio da rede social, agora é possível deixar clara a opção do usuário e ainda explicar o motivo.
“Esta é mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de incentivo, temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar pessoas que apoiam a causa. Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada e alcance o maior número de pessoas”, diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em release enviado aos jornalistas.
Segundo o Facebook explica, a ideia com a novidade – que já estava disponível nos EUA – é engajar as pessoas. “Acreditamos que, por simplesmente dizer às pessoas que você é um doador de órgãos, daremos um importante passo na conscientização a respeito desta causa tão importante”, explica Alexandre Hohagen, Vice-Presidente do Facebook para a América Latina.
Para habilitar a opção é bem simples. Primeiro, você vai na visualização de seu perfil – aquele com o histórico dos seus posts. Logo após a  caixinha onde se posta, há a opção “Evento Cotidiano”. Clique. Depois:
- Selecione Doador de órgãos
- Selecione seu público e clique em Salvar
http://blogs.estadao.com.br/rodrigo-martins/2012/07/30/facebook-agora-permite-declarar-se-doador-de-orgaos/
OBS: Faltou mencionar que só vale para os usuários que tem a Linha do Tempo habilitada em seu perfil, caso contrário, não tem a opção "Evento Cotidiano"

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ATX-BA - Utilidade Pública - CESOL

CONVITE

No dia 07/08/12 às 09:00hs O Centro Solidário
 terá a primeira formação em contabilidade e por isso é de extrema importância a presença de todos os artesãos que fazem parte do Espaço Solidário pois trataremos de temas de interesse de todos.  

LOCAL: CENTRO PÚBLICO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
 (CESOL – COMÉRCIO)
 RUA ÁLVARES DE CABRAL, nº 16 -  ED. OSCAR CORDEIRO - COMÉRCIO
 SALVADOR/BAHIA 
  
  Exiba convocação.jpg na apresentação de slides

sábado, 28 de julho de 2012

ATX-BA - Utilidade Pública

27 de julho de 2012, às 18h11min

Ministério da Saúde e Facebook firmam parceria para incentivar doação de órgãos no Brasil

Mais detalhes sobre a parceria e como ela funcionará na rede devem ser divulgados na segunda-feira (30)

Por Redação, www.administradores.com
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen lançam, na próxima segunda-feira (30), uma nova funcionalidade no perfil dos usuários do Facebook que pretende incentivar a doação de órgãos no país.
Com a parceria, o ministério quer reforçar a importância da doação nas redes sociais. Durante a coletiva, Padilha também apresentará o balanço de doações e transplantes realizados no primeiro quadrimestre de 2012.
Mais detalhes sobre a parceria e como ela funcionará na rede devem ser divulgados na segunda.
A coletiva será transmitida ao vivo pelo Facebook.
Imagem: Thinkstock
http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/ministerio-da-saude-e-facebook-firmam-parceria-para-incentivar-doacao-de-orgaos-no-brasil/57643/

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ATX-BA - NOVS MEDICAMENTOS PARA HEP C

Publicação do dia de hoje no Diário Oficial da Portaria nº 20 que incorpora o boceprevir e o telaprevir no SUS.

Existem pontos fundamentais determinados pelo ministro que vale a pena relembrar, pois atendem o que solicitamos:

1 -  Antes da redação do texto final do protocolo deverá se negociar o preço dos medicamentos com os fabricantes, para ver qual e mais custo efetivo;

2 – Foi determinado pelo ministro para que se organize a rede assistencial, com isto estaremos atendendo os centros de menor complexidade e por isso a previsão de tratamentos passou de 2.500 para 5.500;

3 – Foi determinado que seja realizado um estudo comparativo entre os dois inibidores para avaliar resultados de segurança e efetividade, mas o importante que o Departamento DST/AIDS/Hepatites que iria realizar esse estudo não mais o poderá fazer e o mesmo será realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, a qual o apresentara a CONITEC e está indicara a SVS como deve ser o texto do Protocolo.

Uma leitura do texto comprova que todas, absolutamente todas, as solicitações que as 49 ONGs que com independência e determinação assinaram o Oficio do dia 17 de julho solicitando ao ministro Padilha sua intervenção foram totalmente atendidas.  Assim aconteceu com o Oficio na consulta pública e agora nesta outra reivindicação do movimento.

Por isso, após a copia do diário oficial a seguir, agradeço imensamente as 49 ONGs, as quais merecem ser lembradas e até colocada num quadro de honra, por isso segue a relação delas, para que todos saibam quem veste a camisa dos pacientes. É com atitudes assim que se sabe quem é quem nas hepatites.

E vamos continuar seguindo o conselho do ministro não parando de reivindicar e reclamar.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
    

       
         
         
         

 AC - Rio Branco  – APHAC – Associação dos Portadores de Hepatite C do Acre – Heitor Andrade de Macedo Filho

2.   AL - Maceió - Grupo Solidários de Apoio a Portadores de Hepatite C - Regina Tartuce

3.  AM – Manaus - Marubo; Liga de Apoio ao Indígena Hepatopata - Eliésio da Silva Vargas

4.   BA - Salvador - ATX-BA - Associação de Pacientes Transplantados da Bahia  - Márcia Fraga Maia Chaves

5.  BA - Salvador  - GRUPO VONTADE DE VIVER de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais - Romulo Corrêa

6.  CE - Fortaleza – ABC VIDA Grupo de Apoio ao Portador de Hepatite – Presidenta: Francisca Agrimeire

7  CE - Fortaleza - ACEPHET - associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados - José Eilter Ibiapina

8.  DF – Brasilia – Grupo C de Apoio ao Portador de Hepatite – Epaminondas Campos

    ES – Vitoria - Associação Pró-Vidas Transplantes e Hepatites -  Adauto Vieira Almeida

.  MA - São Luis - Grupo UNA-C - de Apoio a Portadores de Hepatite C - Rosangela Eleres Cortez Moreira

.  MG – Belo Horizonte  - Amiphec  -  Ruth Peixoto Domingues

12 MS - Campo Grande  - Grupo Solidário de Apoio a Portadores de Hepatite C – Álvaro Eduardo dos Santos

.  PA - Belém - APAF - Associação Paraense dos Amigos do Fígado -  Benedito Ferreira de Almeida

.  PB - João Pessoa - Núcleo Confiantes no Futuro de Apoio a Portadores de Hepatites Virais e Transplatados de Fígado - Maria Clarice Rocha Pires de Sá

.  PE - Recife - NAPHE - Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite – Laís Coutinho

.  PR - APHECPAR - Associação de Apoio aos Portadores de Hepatite C do Paraná - Sandoval Ignacio Pereira da Silva  

1  PR - Londrina  - MegLon - Grupo Margarete Barella de Apoio aos Portadores de Hepatite de Londrina e Região - Telma Alcazar

.    RJ - Niterói  - Grupo Gênesis de Apoio a Portadores de Hepatite de Niterói  – Maria Cândida Pita

1.  RJ - Petrópolis - Grupo Hepato Certo de Apoio a Portadores de Hepatite C - Coordenadora: Kycia Maria Rodrigues de Ó

2. RJ - Rio de Janeiro  - Amigos do Transplante do Hospital Universitário da UFRJ  - Tel. 2562-2571- Ronaldo Costa Araujo

2.  RJ - Rio de Janeiro  - Dohe-Fígado - Assoc dos Doentes e Transplantados Hepáticos  - Margarida da Silva de Oliveira

2  RJ - Rio de Janeiro  - Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite  -  Carlos Varaldo

.  RJ - Rio de Janeiro  - ONG Pró-Fígado – de Apoio às Doenças Hepáticas e Doação de Órgãos - Carlos Roberto Cabral

.  RJ - São Gonçalo - Grupo Amarantes de Apoio a Portadores de Hepatite C - Coordenador: Claudio da Silva Costa

2  RN -  Currais Novos – APHECN - Associação dos Portadores de Hepatites e Voluntários de Currais Novos -  José Almir Amaral do Rêgo

2  RN – Mossoró - APHEMO- Asssociação de Pessoas com Hepatites de Mossoró - Neide Barros da Silva

2  RN – Natal - GVC- Grupo Vencendo Com Cristo de Apoio as Pessoas Vivendo Com Hepatites Virais,Co-Infecções e Transplantes Hepáticos-Magna Celi Pereira Felipe

2  RO - Porto Velho – APHRO - Associação dos Portadores de Hepatites do Estado de Rondônia -  Eudes Brazil

2  RS – Bagé - Grupo de apoio aos portadores de Hepatite de Bagé - Luis Carlos Porcellis Paz

.  RS – Bento Gonçalves - Grupo Primavera de Apoio a Portadores de Hepatite C - Adilson Egami

.  RS – Pelotas – ADOTE_C - Grupo de Apoio a Portadores de Hepatite C da ADOTE – Francisco Neto de Assis

3  RS – Porto Alegre - ASTRAF - Associação dos Transplantados de Fígado do RS – Jorge Kramer

3  RS – Porto Alegre - Grupo Força e Vida de Apoio a Portadores de Hepatite - Arnaldo Beck

3  RS- Uruguaiana - ONG GirassoL - Renato Kleinubing

3 RS – Porto Alegre – Via Vida – Lucia Elbern

.  SC - Blumenau - Grupo Hercules - Coordenadoria de Doações e Transplantes de Fígado - Olga Lúcia Viégas Marcondes

3  SC - Chapecó - Grupo Desbravador/SC de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais  - Gilberto Emilio Barella

3  SC  - Florianópolis - Grupo Hercules de Apoio a Portadores de Hepatite C - Anna Maria Schmitt

.  SP- Araçatuba- Grupo ARACVIDA de Apoio a Portadores de Hepatites- Faustina Amorin da Silva

.  SP - Barretos - Grupo Direito de Viver de Apoio a Portadores de Hepatite C - Coordenador: Ubirajara Silva Martins

.  SP - Carapicuíba -  Grupo Unidos Venceremos de apoio ao portador de hepatite C - Micheline Woolf

.  SP - Guarujá - GRUPO HEPATOS GUARUJÁ  -  Odemir Batista da Silva

4SP – Limeira e Americana -  Grupo Perseverança de Apoio a Transplantados e Portadores de Hepatites Virais - Jorge C. Greve

4 SP – Limeira e Campinas – Saúde em Vida -  Grupo de Apoio a Transplantados e Portadores de Hepatites Virais - Donizetti A. Campos

4 SP - São José do Rio Preto - GADA Grupo de Apoio a Portadores co-infectados HCV e HIV -  Júlio César Figueiredo Caetano

4     SP - Santos - Grupo Esperança de Apoio ao Portador de Hepatite C – Jeová Pessin Fragoso 

4    SP - São Manuel - ONG C Tem que Saber C Tem que Curar de Apoio a Portadores de Hepatite C - Francisco Martucci

4   SP - São Paulo - Associação Brasileira de Portadores de Hepatite - Humberto Silva

4.  SP - São Paulo  - Transpática - Associação Brasileira dos Transplantados de Fígado e Portadores de Doenças Hepáticas  – Andrea Teixeira Soares









         
         
         

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ATX-BA - INFORMANDO - PORTAL FATOR

25/07/2012 - 08:15

Enoise assina produção de som de campanha colaborativa criada pela LBTM ABTO

Novo comercial de rádio da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos conta com a participação dos internautas para ganhar vida.
São Paulo, julho de 2012 – A ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, por meio de campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made, convida o público a participar de seu mais novo comercial de rádio. Trata-se de uma ação colaborativa na qual os internautas poderão doar sua voz e gravar uma palavra para o spot. A campanha tem produção de som assinada pela e NOISE.
A ação acontecerá por meio da fanpage da ABTO, onde é possível ter acesso ao texto completo do comercial, escolher qual palavra doar e gravar, tudo ali mesmo no Facebook. A mensagem da campanha enfatiza a importância da participação do público, uma vez que o comercial só será finalizado quando todas as palavras tiverem sido doadas: “Doe sua voz. Grave uma palavra deste texto. Dê vida ao comercial de rádio da ABTO”.
A campanha ainda enfatiza a importância de disseminar a causa e debater o tema em família: “A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos está precisando de você. Apoiando a doação de órgãos você ajuda a conscientizar as pessoas sobre a importância dessa causa. Debata o tema e avise a sua família que você é um doador. Fazendo isso você ajuda milhares de pessoas que dependem de um transplante a continuar vivendo. Exatamente como acontece nesse comercial, que só existe graças às pessoas que doaram sua voz”.
O aplicativo contou com produção de áudio da e.NOISE e produção da DigitalBox.cc.
“Foi um desafio muito recompensador produzir este material para a ABTO, convocando as pessoas a emprestarem suas vozes para ajudar a associação em seu trabalho”, afirma Marcelinho Romero, diretor de atendimento da e.NOISE.
Título: Sua voz pode salvar | Produto: Institucional | Anunciante: ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos | VP de criação: Marcelo Reis | Diretor de Criação: Guilherme Jahara / Rodrigo Jatene | Criação: Rodrigo Jatene / Guilherme Jahara / Marcelo Reis RTV: Celso Groba / Maria Fernanda Moura / Rafael Messias / Camila Aquino | Atendimento: Luisa Prado | Mídia: Fernando Sales/ Daniela | Franco/ André Massuda/ Paulo Pereira/ José Alexandre/ Rodrigo Hirosse | Coordenadora de projetos: Monique Kniggendorf | Aprovação | Cliente: Dr. José Osmar Medina Pestana | Produção: DigitalBox.cc | Produtora de Som: eNOISE | Locução: Lavinia Lorezol | Atendimento/produtora de som: Marcelo Romero / Rodrigo Prado

 http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=211273#

quarta-feira, 25 de julho de 2012

ATX-BA - INFORMANDO - A ARTE QUE PREVINE


Edital

Concurso premia trabalhos artísticos em unhas e tatuagens com mensagens de prevenção às hepatites

As obras devem ter como foco a prevenção das hepatites B e C. As inscrições vão até o dia 20 de setembro.
Fazer unhas e tatuagens é motivo de atenção à saúde quando se fala na transmissão das hepatites B e C. O uso de instrumentos não esterilizados pode representar perigo de transmissão dos vírus dessas doenças. Mas agora, unhas e tatuagens também podem ser instrumentos para veicular mensagens de prevenção a essas doenças.
Manicures e tatuadores criativos na pintura de unhas e no desenho de tatuagens podem se inscrever no concurso “Arte, prevenção e hepatites para tatuadores e manicures”. A iniciativa cultural, lançada nessa segunda-feira (23), é do Ministério da Saúde e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
As artes devem ter como foco a prevenção. As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir desta quarta-feira (25) e vão até o dia 20 de setembro. Os formulários de inscrição e outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.aids.gov.br/artehepatites.
“Estamos utilizando a arte como mais um instrumento de conscientização da população para a necessidade de cuidados, visando evitar a transmissão das hepatites B e C, em especial, nos salões de beleza e estúdios de tatuagem. Manicures e tatuadores são parceiros essenciais nas atividades de prevenção às hepatites”, explica Eduardo Barbosa, diretor-substituto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
As obras inscritas devem focar: a prevenção às hepatites B e C por meio de medidas de higiene e segurança no ambiente de trabalho; o incentivo ao uso de preservativo; os testes para as hepatites B e C; a prevenção da transmissão vertical, exames e tratamento durante o pré-natal, para que a hepatite B não passe da mãe para o bebê.
As obras selecionadas serão utilizadas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para a criação de materiais e campanhas visando à promoção de práticas seguras e de prevenção em relação às hepatites B e C. As hepatites são doenças graves, que atacam o fígado e nem sempre apresentam sintomas. As pessoas podem ser portadoras dos vírus e não saberem.
Narração - Além da arte em unhas e dos desenhos de tatuagens, o concurso irá premiar relatos e histórias reais de experiências que se relacionem à prevenção das hepatites B e C no ambiente de estúdios de tatuagem e salões de beleza.
Serão concedidos prêmios aos 15 primeiros colocados. Para os três primeiros lugares em todas as categorias, os prêmios serão de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente, mais um aparelho autoclave para esterilização de materiais utilizados pelas manicures e tatuadores em seus locais de trabalho.
A cerimônia de premiação acontecerá durante a 12ª EXPOEPI – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que ocorre em Brasília, entre 16 e 19 de outubro.
Atendimento à Imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Ministério da Saúde
Tel: (61) 3315-7610/7616/7624/7651
 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

ATX-BA - UTILIDADE PUBLICA - DESTAK JORNAL


Formulário na internet vai facilitar a doação de orgãos

22 de Julho
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal liberou no sábado a Autorização Digital,o formulário que as famílias de doadores podem preencher na internet autorizando a retirada dos órgãos em caso de falecimento do parente.
A medida tem como objetivo facilitar os procedimentos de doação e ampliar o aproveitamento de órgãos em pacientes com morte cerebral. Antes da Autorização Digital, o formulário precisava ser retirado na Central de Transplantes da pasta. Agora, o parente de paciente com morte cerebral pode retirar o formulário no site da secretaria.
O documento deve ser preenchido e assinado pelo familiar e pode ser enviado pela própria internet. O DF é o primeiro colocado no ranking nacional em transplantes de coração.
http://www.destakjornal.com.br/noticias/brasilia/formulario-na-internet-vai-facilitar-a-doacao-de-orgaos-151783/

domingo, 22 de julho de 2012

ATX-BA - INFORMANDO - HEPATITE C EM TRANSPLANTADOS

3/07/2012

Tratamento da hepatite C nos transplantados de fígado

Infectados com o vírus da hepatite C ativo que recebem um transplante de fígado quase sempre experimentam recorrência viral, com o vírus atacando o novo fígado. Aproximadamente 70% dos transplantados desenvolverão doença hepática e, aproximadamente 30% destes desenvolvera cirrose, precisando de um re-transplante.

A decisão de iniciar o tratamento da hepatite C em pacientes transplantados deve considerar os benefícios de conseguir a resposta sustentada (a cura da hepatite C) versus os riscos do tratamento desencadear a rejeição do novo fígado e os efeitos colaterais na terapia imunossupressora.

A Associação Americana para o Estudo do Fígado e a Associação Europeia para o Estudo do Fígado recomendam as seguintes observações por parte dos profissionais da saúde:

- A utilização de interferon e ribavirina em pacientes transplantados de fígado pode elevar o risco de rejeição aguda na presença dos imunomoduladores;

- Após o transplante, durante a recuperação da cirurgia a condição clínica dos pacientes é prejudicada;

- Deve-se considerar que entre 30% e 50% dos transplantados não irão desenvolver doença hepática crônica;

- Entre 40% e 60% dos transplantados não são candidatos a terapia por causa de citopenias, doença renal ou outras condições subjacentes;

- Terapia precoce após o transplante tem sido associada com altas taxas de efeitos adversos, um aumento do risco de rejeição do enxerto e um maior número de pacientes necessitam reduzir as dosagens.

- Terapia profilática antes do transplante não é recomendada.

- Ainda não existem estudos conclusivos sobre a utilização do boceprevir ou telaprevir em transplantados de fígado. A metabolização desses medicamentos podem provocar importantes interações medicamentosas, algumas ainda desconhecidas em transplantados de fígado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Hepatology - Hepatitis C Management in Special Populations - Mark S. Sulkowski, MD - Hepatology inPractice®: - Clinical Care Options, LLC - 5/29/2012

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
www.hepato.com

quarta-feira, 18 de julho de 2012

ATX-BA - Utilidade Pública - Anemia Falciforme


Anemia Falciforme é tema de audiência na OAB

 

 
Há acerca de 100 anos a anemia Falciforme foi identificada pela primeira vez no mundo. Trata-se de uma doença genética mais frequente no Brasil e atinge preferencialmente as pessoas de origem negra.Na Bahia, a cerca cerca de 650 que nascem com essa enfermidade.
Foi realizado a 1° Audiência Pública da Saúde da Comunidade Negra com enfâse na Anemia Falciforme, no auditório da OAB-Secção Bahia, reuniu políticos, profissionais de saúde e representantes de associações e movimentos pela igualdade racial.
O evento foi proposto pelo Deputado Federal Márcio Marinho que  ressaltou ''a importância de debates como esse para encontrarmos formas de melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença" afirmou.. 
Para o Deputado Estadual José de Arimatéia,  discutir a anemia falciforme é uma forma de trazer a luz questões que ficam na sombra, encobertas muitas vezes pelo preconceito institucional. "Felizmente temos hoje uma voz no parlamento que traz a baila questões graves como é a situação dos portadores de Anemi Falciforme na Bahia". Afirmou. 

Fonte: Izabela Reis - DRT1644

domingo, 15 de julho de 2012

ATX-BA - INFORMANDO - PORTAL DA PROPAGANDA

Qua, 20 de Junho de 2012 17:01
Publicitários e estudantes da área devem realizar as inscrições através do site  

www.bahiarecall.com.br
Estão abertas até 22 de junho, as inscrições para o Bahia Recall e Bahia Recall Revelação 2012, o maior prêmio da publicidade baiana. Podem concorrer peças veiculadas em um dos veículos da Rede Bahia no período de 18 de junho de 2011 a 11 de junho de 2012. As inscrições gratuitas devem ser realizadas através do site www.bahiarecall.com.br. 
 
Em 2012, algumas mudanças no regulamento vão tornar a premiação ainda mais competitiva. “Chegamos a maioridade e queremos que o prêmio seja cada vez mais representativo da qualidade do nosso mercado publicitário”, avalia João Gomes, Diretor de Relações Institucionais e Eventos da Rede Bahia.  

Um das novidades desse ano é que os finalistas só serão conhecidos no dia da premiação e não antes, como vinha acontecendo. “Assim vamos aumentar o suspense e criar mais engajamento dos participantes”, explica João.

NOVIDADES NO REVELAÇÃO
O Bahia Recall Revelação também está com inscrições abertas até o dia 17 de agosto e tem novidades esse ano. A mais importante é que a equipe vencedora vai fazer parte do programa de estágio da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), garantindo uma experiência de trabalho em agências e empresas associadas.

O tema deste ano é "Doações de Órgãos". Os estudantes devem formar uma equipe de no mínimo 02 e no máximo 06 integrantes e criar uma campanha de esclarecimento e mobilização da sociedade civil sobre a importância da doação de órgãos para realização de transplantes. A campanha deve também motivar os cidadãos a informarem suas famílias que são doadores, independentemente de preconceito ou questões religiosas, ou identificarem sua opção no documento de identidade, por exemplo.

Os interessados em participar do Bahia Recall Revelação, que é uma parceria da Rede Bahia e do Instituto ACM, devem se inscrever através do endereço eletrônico www.bahiarecall.com.br/revelacao. A carta de inscrição e todas as peças da campanha precisam ser entregues até as 17h do dia 18 de agosto, na sede da Rede Bahia, em Salvador, e nas emissoras da Rede Bahia de Televisão, localizadas no interior do estado.

HISTÓRIA
A campanha do Bahia Recall, criada pela agência Bahia Comunicação, tem como principal conceito fortalecer a história do prêmio e sua representatividade no cenário local.

Em 18 anos de existência, o prêmio a Recall acompanhou de perto as mudanças do mercado publicitário baiano e incentivou e ajudou a revelar grandes nomes que hoje se destacam no cenário nacional e internacional.

“Grandes nomes da publicidade da Bahia e do Brasil já subiram no palco do Bahia Recall. Além disso, com o prêmio Revelação, temos ajudado a preparar os futuros publicitários para o mercado e garimpando talentos”, comenta João Gomes.

Ficha técnica:
Criação: Gabriela Martinez e Wanderley Gomes
Atendimento: Carol Dantas, Paulo Vianna e Aline Pinheiro
Produção: Fabiano Lacerda e Milena Coutinho
Arte-final: Márcio Abreu
Produtora de Vídeo: Ilha Filmes
Direção: Maila Louback
Aprovação pelo cliente: Lília Gramacho e João Gomes

 http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/30636-abertas-as-inscricoes-para-o-bahia-recall-e-bahia-recall-revelacao-2012

terça-feira, 10 de julho de 2012

ATX-BA - UTILIDADE PÚBLICA - UOL SAÚDE


Agência Estado Clarissa Thomé
No Rio de Janeiro

Estudo defende teste mais preciso em bolsas de sangue

  • Filipe Redondo/Folhapress
    O teste convencional (Elisa) só informa a presença do vírus se o organismo já estiver produzindo anticorpos - o que pode ocorrer 70 dias depois da infecção
    O teste convencional (Elisa) só informa a presença do vírus se o organismo já estiver produzindo anticorpos - o que pode ocorrer 70 dias depois da infecção
Estudo inédito sobre o cenário das transfusões de sangue no Brasil revelou que o risco de se contrair hepatite B por contaminação da bolsa de sangue é de uma pessoa para 30 mil doações. O risco é cinco vezes superior ao de se contrair hepatite C e Aids, cujas proporções são de um contaminado para 150 mil doações.

O
trabalho foi apresentado ontem pelo médico Silvano Wendel, diretor do banco de sangue do Hospital Sírio Libanês e presidente da Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue, no congresso da entidade, em Cancún, no México. Wendel fez um levantamento nos serviços que realizam os testes NAT (sigla em inglês para teste de ácido nucleico) nas bolsas de sangue.
 
Esse exame reconhece o material genético do vírus e detecta a sua presença mais cedo no organismo. O teste convencional (Elisa) só informa a presença do vírus se o organismo já estiver produzindo anticorpos - o que pode ocorrer 70 dias depois da infecção, dependendo do vírus.

Ao comparar os resultados dos testes NAT e Elisa, ele identificou bolsas de sangue contaminadas que teriam sido liberadas para transfusão se não tivessem passado pelo exame mais moderno. Os dados de risco no Brasil são de um infectado pelo vírus da hepatite B para 29.240 doações, um contaminado por HIV para 159.744 doações e uma pessoa contrairá o vírus da hepatite C para 154.321 doações.


“Todos os anos o país recebe 4 milhões de doações de sangue, estamos falando de 20 a 30 casos de janela imunológica (tempo entre a infecção e a detecção do vírus no organismo) para hepatite C e Aids. Preocupa ainda mais a hepatite B: são cem casos com potencial de contaminação por ano no país”, afirmou Wendel.


Segunda classe


Para o hematologista Cármino Antonio de
Souza, professor da Universidade de Estadual de Campinas e presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o país está caminhando lentamente na disseminação do NAT.
 
“É preciso universalizar o teste e tornar obrigatório que toda bolsa de sangue seja testada. Os planos de saúde não são obrigados a pagar o NAT aos segurados que recebem transfusão. É um absurdo você ter um banco de sangue em que uma geladeira tem bolsas testadas pelo NAT e outra em que as doações não foram testadas. Isso cria pacientes de segunda classe”, afirmou o médico.
 
Para Souza, o risco calculado por Wendel “não pode ser considerado desprezível”. “É preciso levar em conta o número de doações feitas no país”. Em 2010, o Brasil começou a implementar o NAT nos bancos de sangue públicos, para a detecção dos vírus HIV e da hepatite C. A previsão do Ministério da Saúde era de que em março o teste estivesse disponível em toda a rede. Mas, em junho, o coordenador da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, informou que portaria sobre o tema só será publicada em novembro.

O Ministério da Saúde informou, por e-mail, que não houve atraso. “O teste NAT é implementado progressivamente nos
Estados brasileiros. A republicação da portaria trará como obrigatório o teste em toda a rede de saúde: pública e privada”. Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Brasília e Minas Gerais são Estados que já fazem o teste.

Outros cinco serviços farão o exame ainda este ano - Ribeirão Preto (SP), Ceará, Paraná, Amazonas e Pará. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
 http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2012/07/10/estudo-defende-melhoria-de-teste-em-bolsas-de-sangue.htm