Juntos é possível combater o câncer - 4 de fevereiro Dia Mundial Contra o Câncer
31/01/2012
O Dia Mundial Contra o Câncer é comemorado no próximo dia 4. No mundo todo, a data é uma oportunidade de chamar atenção sobre medidas de prevenção e de combate à doença. “Juntos é possível” é o tema da campanha da União Internacional de Combate ao Câncer (UICC) para a data este ano. Como membro da instituição, a Fundação do Câncer repete o slogan para chamar atenção para a causa no Brasil.
Para o Superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz, o tema utilizado pela UICC resume a filosofia da Fundação. “Em mais de 20 anos de atuação, nossos esforços têm sido no sentido de conscientizar as pessoas de que, somente com a participação de todos, será possível ao Governo e organizações da sociedade civil trabalhar para reduzir o número de mortes pela doença”.
Segundo a UICC, a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas recebem diagnóstico de câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. E a previsão, caso mão sejam adotadas ações eficazes, é de que o número de novos casos em todo o mundo cheguem a 26 milhões e 17 milhões de mortes até 2030, principalmente em função do crescimento da incidência da doença em países de baixa e média renda. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte e a previsão é de mais de 500 mil novos casos este ano.
A campanha da Fundação do Câncer
As redes sociais têm sido uma das principais plataformas da Fundação do Câncer para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adoção de hábitos saudáveis - que incluem alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, e excluem o cigarro e o álcool – e para a arrecadação de recursos. Muitas empresas têm sido parceiras da Fundação com patrocínio a pesquisas e grandes eventos de mobilização, como o show e a corrida Com você, pela vida.
“Precisamos muito de patrocínio de empresas, mas também de doadores individuais. Para isso, reforçamos ações no Facebook e Twitter - ótimos veículos para conscientização sobre hábitos saudáveis. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a tomarem medidas de prevenção e ter uma vida mais saudável e longa”, explica Claudia Gomes, Assessora de Comunicação da Fundação do Câncer.
Confira abaixo as principais dicas para se proteger do câncer:
1. Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.
2. Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deve conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos, como linguiça, salsicha e salame, e gordura hidrogenada. Apesar de o azeite ser um tipo de gordura mais saudável, não deve ser exposto a altas temperaturas. Prefira alimentos cozidos e assados.
3. Faça 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. A atividade física protetora consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar ou dançar.
4. Já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.
5. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
6. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem realizar ainda a mamografia a cada dois anos. Esses exames devem ser feitos mesmo que a mulher não perceba nenhum sintoma. Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve esta doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, deve ficar mais atenta. Nestes casos, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.
7. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose. Isso corresponde a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.
8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada um ou dois anos.
9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10. Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.
Fonte: INCA
http://www.cancer.org.br/noticias-ver.php?cod=285&bsc
Nenhum comentário:
Postar um comentário