INACREDITÁVEL
Como dizia o Governador Otávio Mangabeira: "Pense num absurdo. Na Bahia tem precedente". Absurdamente, apos a Secretaria de Saúde informar no Jornal da Manhã da TV Bahia ( 07.12.2011) que foi solucionada a falta da AZATIOPRINA (medicamento que evita a rejeição do órgão transplantado), os pacientes que foram hoje pegar medicamentos na farmácia do HAN encontraram a mesma fechada, pois, é ponto facultativo depois do feriado de ontem.
SECRETARIA+DE+SAUDE+DO+ESTADO,00.html
O que os pacientes transplantados esperavam era poder pegar o medicamento depois de tantos dias de agonia. No dia 05.12.2011, o estoque zerou e muitos pacientes ficaram sem receber a medicação. Depois a farmácia recebeu apenas 3.000 comprimidos que só dá para 50 pacientes que tomam a AZATIOPRINA (2CP/DIA). Na farmácia do HAN cerca de 252 pacientes tomam a AZATIOPRINA.
A farmácia para minimizar o problema durante esta semana deu aos pacientes de Salvador metade da dose prescrita na receita médica e aos pacientes do interior que pegam no HAN alguns levaram a dose certa.
Além destes pacientes que tomam AZATIOPRINA outros transplantados que tomam outros medicamentos para evitar a rejeição do órgão transplantado foram a farmácia do HAN e não puderam pegar suas medicações.
Pessoas que por anos esperaram na fila por um transplante, gente que sofreu nas hemodiálises, seres humanos que receberam de doadores a dadiva de continuarem vivos estão na eminência de perder seus transplantes e em casos mais graves irem a óbito.
Farmácia do HAN - não atende. Ponto facultativo. A farmácia não está aberta. Absurdo. Só recebeu 3.000 CP até hoje.
Farmácia do Hosp. Manoel Vitorino - não atende. Ponto facultativo. A farmácia não está aberta. Absurdo.
DIRES do interior:
GUANAMBI - informou que não tem AZATIOPRINA.
CRUZ DAS ALMAS - informou que chegou em 08.12.2011.
ILHEÚS - não atende desde o dia 07.12.2011.
PAULO AFONSO - informou que nunca faltou. No entanto a TV Bahia foi ao local e mostrou que não tinha.
JACOBINA - a fármacia não está funcionando.
GANDU - não tem quem dê informação.
Com a falta da AZATIOPRINA desde 28.11.2011 o sensato seria ter um esquema de plantão.
INACREDITÁVEL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário