terça-feira, 24 de maio de 2011

Notícias Dia Mundial das Hepatites

19 de maio – Declarado o DIA NACIONAL DAS HEPATITES VIRAIS


O diretor de Hepatites Virais do Departamento de saúde dos Estados Unidos divulgou hoje o Oficio abaixo transcrito na sua integra, onde coloca em destaque que o mês de maio foi designado como o mês da consciência nos Estados Unidos e, que, passará a ser um dia de testes em todo o país nos próximos anos. O 19 de maio passa a ser reconhecido como o DIA NACIONAL DAS HEPATITES VIRAIS.

O esforço do movimento de maio obteve o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde para que decrete um dia Mundial, o qual por problemas de data foi o 28 de julho, com a ressalva expressa que cada país é livre e soberano para realizar as ações em outras datas, da sua conveniencia local.

Também fico pessoalmente satisfeito pelo fato que os Estados Unidos reconstituem a verdade histórica do movimento, desacreditando a informação constante na página Web da WORLD HEPATITIS ALLIANCE onde eles se creditam o mérito de terem criado o 19 de maio em 2009.

Agradecemos o reconhecimento do governo dos Estados Unidos ao movimento das associações de pacientes e da sociedade civil que durante os últimos 10 anos realizam atividades de alerta e divulgação no mês de maio. Agora juntos, a partir de 2012 governos e sociedade civil passaram a realizar ações de visibilidade mundial no mês de maio.

Texto do Dr. John W. Ward - Director - Division of Viral Hepatitis – CDC:
U.S. Department of Health and Human Services (HHS)
CDC – Centers of Disease Control and Prevention
2011/05/23

Dear Colleagues,

The month of May has been designated Hepatitis Awareness Month in the United States, and May 19th will be recognized as National Viral Hepatitis Testing Day in years to come. During May, CDC and its public health partners shed light on the silent epidemic of viral hepatitis by raising awareness of these life-threatening infections. These efforts are being echoed around the world, with the World Health Assembly’s recognition of July 28th as World Hepatitis Day. Each of these observances provides opportunity to educate health-care providers and the communites they serve about the large but under-recognized burden of viral hepatitis in the United States and globally.

Over the past several years, the groundwork has been laid for substantial U.S. policy development around viral hepatitis, including a hearing to brief Congress on the importance of viral hepatitis prevention and the substantial burden of these infections, particularly among vulnerable populations. In 2010, the Institute of Medicine (IOM) issued a report titled, Hepatitis and Liver Cancer: a National Strategy for Prevention and Control of Hepatitis B and C, in which the Institute identifies viral hepatitis as an underappreciated health concern for the nation, outlines multiple barriers impeding efforts to prevent viral hepatitis transmission and disease, and provides the federal government with recommendations for better addressing this public health threat. Building upon this momentum, the health advocacy organization Trust for America’s Health (TIFA) issued a 2010 report urging policymakers to transform the way the nation addresses viral hepatitis.

In response to this call to action, the U.S. Department of Health and Human Services (HHS) convened an interagency working group tasked with developing an action plan for the prevention and treatment of viral hepatitis in the United States. This plan, titled, Combating the Silent Epidemic: the U.S. Department of Health and Human Services Action Plan for the Prevention and Treatment of Viral Hepatitis, sets forth strategies and actions to be undertaken by HHS, other federal agencies, and partnering organizations to achieve national viral hepatitis goals, particularly in the areas of education; testing, care, and treatment; surveillance; vaccination; and prevention among persons in high-risk groups (e.g., injecting-drug users, health-care workers, and persons receiving care in health-care settings). May 12, 2011 marked the release of the plan.

I thank each of you for your hard work and commitment to viral hepatitis prevention and control. Combating viral hepatitis takes collective action, necessitating federal efforts as well as those undertaken at the state and community levels. Only together can we bring to light this epidemic and take critical, concrete steps towards preventing viral hepatitis infection and improving the health of millions of infected Americans.

Sincerely,

John W. Ward, M.D.
Director Division of Viral Hepatitis

Carlos Varaldo

sábado, 21 de maio de 2011

Notícias do Grupo Otimismo

Cristo Redentor em vermelho e amarelo no Dia Internacional da  Hepatite



Quinhentos milhões de pessoas no mundo, sendo cinco milhões no Brasil estão infectadas com hepatite dos tipos B e C, as formas mais graves da doença.

Aderindo ao 10º movimento de alerta e divulgação organizado no mundo todo por associações de pacientes, o Cristo Redentor, monumento símbolo do Brasil, ganhou uma iluminação bicolor em vermelho e amarelo, diferentemente das suas luzes originais.

Uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) com o apoio da Arquidiocese do Rio do Janeiro, a ação tem um motivo nobre: alertar a população sobre a existência da hepatite e, mais ainda, chamar a atenção de 90% de portadores que simplesmente não sabem que têm a doença. O evento, que se repete na sexta-feira 20 de maio, ocorre em sintonia com os eventos realizados durante o mês de maio por ocasião do Dia Internacional da Hepatite.

Estiveram presentes na cerimônia de iluminação no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor que fez a bênção à campanha, Humberto Silva, presidente da ABPH, Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo, e representantes da área de saúde, entre outras autoridades.

Só no Brasil existem oficialmente cinco milhões de pessoas com hepatite dos tipos B e C, as formas mais graves da doença. No mundo são cerca de meio bilhão de portadores do vírus. "A doença é chamada de assassina silenciosa, pois se desenvolve sem dar nenhum sintoma, durante vários anos, levando o paciente a desenvolver uma cirrose, ter a necessidade de um transplante e, em alguns casos, até câncer de fígado". As cores das luzes, vermelha e amarela, representam a campanha de 2011.

O maior objetivo com este ato no Cristo Redentor é que esta iluminação especial ilumine a consciência dos brasileiros e do mundo, para que realizem testes de detecção do vírus, salvando milhões de pessoas que ignoram estar.
 
Carlos Varaldo

quarta-feira, 18 de maio de 2011

BAGARAI SOCIAL

Cristo Redentor em vermelho e amarelo na Semana Mundial de Combate à Hepatite.

Só no Brasil existem oficialmente seis milhões de pessoas com hepatite dos tipos B e C, as formas mais graves da doença. No mundo são cerca de meio bilhão de portadores do vírus.


18 de maio de 2011, Social

Amanhã, 19 de maio, às 18 horas, o Cristo Redentor, monumento símbolo do Brasil, ganhará uma iluminação bicolor em vermelho e amarelo, diferentemente das suas luzes originais.

Sob o comando da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) com o apoio da Arquidiocese do Rio do Janeiro, a ação tem um motivo nobre: alertar a população sobre a existência da hepatite e, mais ainda, chamar a atenção de 90% de portadores que simplesmente não sabem que têm a doença.

O evento, que se repetirá na sexta-feira, dia 20 de maio, ocorre em sintonia com a semana mundial de combate à Hepatite (de 19 a 26 de maio). Estarão presentes na cerimônia de iluminação no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor que fará a bênção à campanha, Humberto Silva, presidente da ABPH, e representantes da área de saúde, entre outras autoridades.

Só no Brasil existem oficialmente seis milhões de pessoas com hepatite dos tipos B e C, as formas mais graves da doença. No mundo são cerca de meio bilhão de portadores do vírus. “A doença é chamada de assassino silencioso, pois se desenvolve sem dar nenhum sintoma, durante vários anos, levando o paciente a desenvolver uma cirrose, ter a necessidade de um transplante e, em alguns casos, até câncer de fígado”, avisa o presidente da Associação Humberto Silva. As cores das luzes, vermelha e amarela, representam a campanha.

Para Silva, que também é portador de hepatite, tão importante quanto alertar sobre a doença e sua proliferação é comunicar à população que existe tratamento e cura. “Nosso maior objetivo com este ato no Cristo Redentor é que esta iluminação especial ilumine a consciência dos brasileiros, para que realizem testes de detecção do vírus, excluindo o Brasil do altíssimo índice de pessoas que ignoram estar infectados”, considera.
 
Serviço – O diagnóstico da hepatite é feito por meio de exames de sangue, sorologias ou biópsia do fígado. Durante a Semana Mundial das Hepatites, de 19 a 26 de maio, haverá diversos pontos gratuitos para teste de sangue, com resultados imediatos, em todo o território brasileiro. Para fazer o teste, basta procurar um posto de saúde e solicitar o exame de detecção das hepatites B e C.
 
Com sede em São Paulo, a recém criada Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) é uma organização não governamental que visa primordialmente fomentar informação sobre a existência da hepatite, suas divisões, implicações, tratamento e cura.


domingo, 15 de maio de 2011

CAMPANHA IINTERNACIONAL DAS HEPATITES 2011


Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA)
Contato: (71) 3264-1334 (manhã)
Pessoa para contato: Márcia Chaves (Coordenadora da Campanha)
Tel. (71) 9125-8581) e-mail:atxba@hotmail.com

A ATX-BA ESTARÁ PROMOVENDO OS EVENTOS ABAIXO EM PARCERIA COM:
I - IGREJA BATISTA CAMINHO DAS ÁRVORES
Auxiliares: Bp. Patriarca Átila Brandão / Bp. Matriarca Mailde Brandão
SUPERINTENDÊNCIA DAS IGREJAS FILHAS
Pr. Sérgio Portella / PR.ª Lorena Portella
Relação de Igrejas:
1. ÁGUAS CLARAS
Av. PRESIDENTE MÉDICE, Nº 956, ÁGUAS CLARAS, SALVADOR / BA CEP-41310-490
Pr. AGRIPINO
2. ALTO DE COUTOS
RUA SEARA Nº 412, PARQUE SETUBAL COUTOS, SALVADOR/BA CEP-40750-200
Ev. RENATO BRUNO LINS DA SILVA
3. BAIRRO DA PAZ
PRESIDENTE DUTRA, nº169 BAIRRO DA PAZ – SALVADOR/BA CEP-41.515-120
Pr. ANTÔNIO COSME DIAS COELHO
4. BOCA DO RIO
Regional VI RUA NOVO PARAÍSO, 35 CEP-41750-280 Pr. CÉSAR AUGUSTO VEIGA DE
5. BROTAS Regional V AV. D JÕÃO VI, 579 – 3º ANDAR – BROTAS CEP-40285-000. PR. ALDEMI ALVES DOS SANTOS
6. CABULA I - ESTRADA DAS BARREIRAS, 615 - CABULA-SALVADOR-BA CEP-41195-001
Pr.ª MARGARIDA Mª. RAMOS
7. CAJAZEIRAS X - Regional VIII RUA VIA COLETORA, 4 - LOTE 21 CAJAZEIRAS X – CEP:41.430-100 Pr. JAILSON RODRIGUES DE NEIVA
CAJAZEIRAS XI - RUA F, QUADRA F, ACESSO LOCAL A, Nº 02, TÉRREO - CAJAZEIRAS 11 SALVADOR-BA Diac. FERNANDO CÉSAR ARAÚJO E SILVA COSTA.
9. CAMAÇARI  - RUA DOIS DE MAIO Nº 409 B EDF. ALMERINDA BARRETO – BAIRRO DOIS DE JULHO – CENTRO – CAMAÇARI/BA. Diac. JOSÉ EDVALDO SANTANA
10. CAMINHO DE AREIA - Regional VII RUA LOPES TROVÃO, 11 – MASSARANDUBA CEP-40435-000 Pr. CLÁUDIO PINHEIRO OLIVEIRA
11. CAPELINHA DE SÃO CAETANO - RUA PADRE ANTÔNIO VIEIRA, Nº 12, TÉRREO -CAPELINHA DE SÃO CAETANO CEP-40395-200 Pr. ALBERTO JORGE B. MARTFELD
12. CASTELO BRANCO - R. JOEL VASCONCELOS SANTOS, nº 11 A - 2ª ETAPA, 01 – CASTELO BRANCO – SALVADOR/ BA CEP-41321-495 Ev. GERALDO DOS SANTOS SOUZA
13. CATÚ - Diac. ORLANDO DOS SANTOS BENTO
14. COSME DE FARIAS - RUA COSME DE FARIAS Nº 298 - COSME DE FARIAS  SALVADOR/BA CEP-40252-000 Ev. JOSÉ ANTÔNIO GONÇALVES DE JESUS
15. CRUZ DAS ALMAS - RUA 31 DE AGOSTO, 67 - BAIRRO: ANA LÚCIA – CRUZ DAS ALMAS
Diac. FERNANDO MACHADO DA SILVA
16. ENGOMADEIRA - RUA DIRETA DA ENGOMADEIRA, 165 - 1º ANDAR – ENGOMADEIRA SALVADOR/BA CEP-41.200-115 Pr. JOSÉ ITAILSON CORDEIRO DE SOUZA
17. FAZENDA GRANDE II - ESTRADA DO COQUEIRO GRANDE, nº 26 - FAZENDA GRANDE II CAJAZEIRAS - SALVADOR/BA CEP-41342.315
18. ILHA DE SÃO JOÃO - RUA DA ILHA, 21 - PRAÇA COPA 03, ILHA DE SÃO JOÃO, SIMÕES FILHO/BA. CEP-43.700.000 Ev. TEOGENES DE SOUZA CARVALHO
19. IMBUÍ - CONJ. G, MARBACK NA RUA PR. VALDÍVIO COELHO, Nº 01, TÉRREO IMBUÍ SALVADOR / BA CEP:41706-110 Pr. JOSÉ AUGUSTO CAMACHO FRANÇA
20. ITANAGRA - RUA DO ALTO DO SÃO FRANCISCO – SÃO FRANCISCO, S/N ITANGRA/BA PR. DANIEL MESSIAS DOS SANTOS
21. ITAPO  - TRAVESSA IPITANGA Nº 09 – NOVA BRASÍLIA DE ITAPO CEP:40295-000
Pr. ANTÔNIO COSME DIAS COELHO
22. ITINGA - RUA SÃO CRISTÓVÃO, 140 QD. B LT.4 LOTEAMENTO VILA DO ALMEIDA
LAURO DE FREITAS/BA CEP-40.000-300 Pr. MARCOS CARVALHO DE SANTANA
23. LAURO DE FREITAS - Av. AMARILHO THIAGO DOS SANTOS – 30 - TÉRREO CENTRO - LAURO DE FREITAS/BA CEP-42.700-000 Pr. HERMÍNIO SÉRGIO OLIVEIRA DE SOUZA
24. LIBERDADE - RUA GENERAL SAVAGET Nº 13-LIBERDADE – SALVADOR-BA
Pr. ALEX SANDRO SANTANA DOS SANTOS
25. LOBATO - RUA Sr. DO BONFIM, 49 CEP-48970-970 Pr. ANTÔNIO M. DOS SANTOS NETO
26. MADRE DE DEUS - RUA SETE DE SETEMBRO, 182 CENTRO - MADRE DE DEUS-BA
27. MARINGÁ - Regional IX RUA MONSENHOR KIMURA, 82, JARDIM CLEÓPATRA, MARINGÁ – PR CEP 87010 - 450 Pr. RONILDON JOSÉ ALVES
28. MATA DE SÃO JOÃO - IMBASSAÍ POVOADO DE OLHO D´ÁGUA/IMBASSAI - MATA DE SÃO JOÃO, Nº 18-C  Asp.JORGE SANTOS DE SOUZA
29. MATA ESCURA - RUA DIRETA MATA ESCURA, 451 - PRÓXIMO À CESTA DO POVO
CEP-41225-190 Pr. PAULO JORGE BATISTA DE JESUS
30. MIGUEL CALMON - POVOADO DOS BAGRES, (NÃO TEM RUA) MIGUEL CALMON (BA), CEP 44720-000, NA RODOVIA QUE LIGA JACOBINA A MIGUEL CALMON, DISTÂNCIA DE JACOBINA 24 KM E DE MIGUEL CALMON 10 KM. Asp. EUVALDO NUNES DE MIRANDA
31. MUSSURUNGA - RUA PROFESSOR PLÍNIO GARCEZ, Nº08, LOJA – MUSSURUNGA
CEP-41490-225 Pr. ANTÔNIO MÁRIO NUNES SANTOS
32. PARIPE - RUA IRIGUAÇU Nº 52 - A, ESTRADA DA COCISA - PARIPE
SALVADOR/BA - CEP:40820-110 Pr. JOSÉ VALDICE FERREIRA SALES
33. PAU DA LIMA - PRAÇA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, Nº 02 – FINAL DE LINHA DO
PAU DA LIMA - SALVADOR/BA CEP-41245-720 Ev. JOSELITO JORGE OLIVEIRA
34. PERIPERI - RUA DAS PEDRINHAS, Nº14 PERIPERI - CEP - 40.720.470
Pr. JEAN CARLOS DE JESUS OLIVEIRA
35. PERNAMBUÉS - Regional II TRAVESSA TOMAZ GONZAGA Nº 462 PERNAMBUÉS – SALVADOR/BA CEP -41130-740 Pr. ODIMÁRIO DA SILVA TEIXEIRA
36. PIRAJÁ - RUA OSCAR SEIXAS, nº 868 CASA 03 - PIRAJÁ – SALVADOR –BA
CEP- 41290-200 Obr. MATEUS
37. PORTÃO - LOTEAMENTO PORTAL NORTE CENTER, LOTE 19, QUADRA 01 (GALPÃO N.º 01), BAIRRO PORTÃO - MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS/ BAHIA Pr. NALA COLARES JÚNIOR
38. RIBEIRA - RUA VICONDE DE CARAVELAS, 08, Loja, RIBEIRA – SALVADOR-BA
CEP-40.420-160 Diac. VINÍCIUS LIMA GOMES
39. RIO SENA - RUA RIO SENA, Nº 114 – RIO SENA - SALVADOR – BA CEP-40715-500
Pr. GERALDO PINTO DE MIRANDA
40. SAN MARTIN - AV. SAN MARTIN, Nº 234 – SAN MARTIN - SALVADOR-BA
Pr. JOSEVALDO DE SOUZA SILVA
41. SÃO CRITÓVÃO - Regional I RUA ALIOMAR BALEEIRO, 185 CEP-41.510-010
Pr. NATANAEL SOUZA DE BRITO
42. SÃO GONÇALO - RUA DIRETA DO SÃO GONÇÃLO, 08 - CEP-40.100.000
Pr. EDMILSON JOSÉ CARDEAL M. CARVALHO
43. SÃO RAFAEL - Regional III AV. SÃO RAFAEL, 05 – SÃO MARCOS - CEP-41250-401
PR. JOEL EMÍDIO DA SILVA
44. SETE DE ABRIL - RUA NOSSA Sr ª DO CARMO nº 34 E SETE DE ABRIL – SALVADOR-BA
CEP 413850-040 Pr. DANIELE COSTA OLIVEIRA
45. SIMÕES FILHO - AV. WASHINGTON LUIZ, 225 – CENTRO - SIMÕES FILHO/BA
CEP-43700-000 Ev. ALMENIO A. A. PORTELA
46. STELA MARIS - RUA PAULO FREIRE, Nº18 (TÉRREO) - CONJUNTO PETROMAR - STELA MARES CEP: 41.600.205 Pr. MÁRIO HUMBERTO SILVA MONTEIRO
47. SUSSUARANA - Regional IV RUA ALBINO FERNANDES, 28 -SUSSUARANA SALVADOR/BA CEP-41215-770 Pr. FERNANDO LUIS BEDESCHI
48. URUGUAI - RUA LUIZ REGIS PACHECO, nº 251 CEP 40.451-360 PR. MANOEL BONFIM SANTOS SOUZA
49. VALÉRIA - RUA JARDIM TERRA NOVA, nº 46-E – VALÉRIA – SALVADOR/BA
CEP – 41.305-410 Obr. MIGUEL ROBERTO P. DO SANTOS
50. VIDA NOVA - ESTRADA AREIA BRANCA-COND. LT. PROJETO VIDA NOVA – CAM 42
Lt. 2-CAJI - LAURO DE FREITAS - CEP-42.700-000 Diac. EDMILSON SOUZA REIS
51. VILA CORAÇÃO DE JESUS - AV. ALIOMAR BALEEIRO - ESTRADA VELHA DO AEROPORTO KM 11,5 PR. ABELARDO SENA LIMA

II - SALÃO JACQUES JANINE
Shopping Barra – Av. Centenário – Salvador/BA – 3º andar
Contato: Rhejanne Tel. 3264-3315/3264-1306/8817-9667

III - BR/DISTRIBUIDORA
Palestra a ser realizada pela ATX-BA dia 26.05.2011 às 09:30 com distribuição de folders para força de trabalho. Contato: Antônio Cledimir Tel. (71) 3340-2558 / 9933-2897

IV - Divulgação em várias rádios do SPOT  da Campanha
Contato: Arthur Carmel Tel. (71) 9977- 3429


V - PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM PERNAMBUÉS (PIBAPE)
PASTOR PRESIDENTE: FRANCISCO DAVID
Endereço: Rua Escritor Edson Carneiro n. 7472 - SECRETÁRIA: LUCIANA MARINHO CONTATOS:(71) 3450-7472 - Farão durante 19 à 31.05.2011 Distribuição de folders e orações durante os cultos.

VI - IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS (IURD) - Catedral
Av. ACM – Iguatemi – Contato: Erondina Teixeira Tel. 3320-0227
Dia 24.05.2011 das 09:00às 16:00 horas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador será feita a testagem para hepatite B e C.

VII - COMUNIDADE BATISTA CASA DO OlEIROo
Rua das Flores, s/n Barra do Jacuípe – Camaçari/BA Pastor Waldomiro Nepomuceno do Santos / Pastora Joanita Tel. (71) 8731-9863 / 9943-1735 Missionária Jane Miranda de Souza Tel. (71) 8182-5001/9131-9424. Farão orações durante 19 a 31.05.2011 e distribuição de folders.


VIII – COMUNIDADE CRISTÃ FIRMADOS NA ROCHA
Av. Tancredo Neves – Salvador/BA.

IX – JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS
Rua Dorival Caymi – Quadra C – Lote 18 – Itinga – Lauro de Freitas/BA.
Contato: (71) 8886-1473 – Distribuição de folders no período de 19.05 à 31.05.2011 no POP SHOP – ITINGA – Lauro de Freitas/BA.

Notícias ATX-BA

INFORMANDO:

A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) é filiada à ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO (AIGA) - Aliança Brasileira pelos Direitos Humanos e o Controle Social nas Hepatites, para comemorar o Dia Internacional de Divulgação das Hepatites, durante o período de 19.05.2011 à 31.05.2011, estaremos distribuindo folhetos informativos sobre a prevenção e tratamento das hepatites, realizando algumas palestras, etc.
Seja um voluntário encomendando uma cerimônia em nome dos cinco milhões de brasileiros que ainda não sabem que estão infectados com as hepatites. Participe!
Fale com o padre ou o pastor da sua igreja, seja da religião católica, judia, evangélica, protestante, espírita, em fim, qualquer uma já que é uma atividade ecumênica, para que entre os dias 19 e 31 de maio, nas cerimônias comunitárias façam uma oração em nome DOS MILHÕES DE BRASILEIROS QUE ESTÃO INFECTADOS COM AS HEPATITES E AINDA NÃO SABEM QUE ESTÃO DOENTES.

Testes das hepatites B e C

O teste da hepatite C é chamado ANTI-HCV. Se o resultado for negativo você não tem hepatite C, mas se o resultado for positivo deverá ser realizado um teste confirmatório, Se esse segundo teste também for positivo você deve procurar atendimento especializado, pois você está doente.
Serão realizados dois testes para diagnosticar a hepatite B, o HBSAg e o ANTI-HBc total. Se algum deles estiver positivo, novos exames serão solicitados para confirmar, ou não, a infecção.
O teste de detecção das hepatites B e C é simples, barato, não é traumático e não precisa estar em jejum. É coberto por todos os planos de saúde, podendo ainda ser realizado gratuitamente nos seguintes locais:


CENTROS DE TESTAGEM E ACOMPANHAMENTO - BAHIA (CTAs):
UNIDADES DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADAS EM HEPATITES VIRAIS

Salvador
A capital baiana apresentou 3.221 casos notificados de Hepatites Virais numa série histórica de 2000 a 2008.
CEDAP - Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa
Endereço: R. Comendador José Alves Ferreira, 240 - Garcia, Salvador - BA / (71) 3116-8867

HAN - Hospital Ana Nery
Endereço: R. Saldanha Marinho s/n, Caixa D´Água - Salvador - BA / (71) 3117-1800

HCM - Hospital Couto Maia
Endereço: R. Rio São Francisco s/n, Monte Serrat - Salvador - BA / (71) 3316-3084

HGRS - Hospital Geral Roberto Santos
Endereço: R. Direta do Saboeiro s/nº - Cabula, Salvador - BA / (71) 3372-2856


HUPES -Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ambulatório Magalhães Neto
Endereço: R. Pe. Feijó, s/nº - Canela, Salvador - BA / (71) 3283-8363


Semae -Serviço Municipal de Assistência Especializada (3º Centro de Saúde)
Endereço: R. Lima e Silva, 217 – Liberdade, Salvador - BA / (71) 3611-4180/3611-6565

Semae - Marymar Novais
Dendezeiros - Salvador/BA Tel. (71) 3611-6560

Barreiras
SAE - Serviço de Assistência Especializada Edgar Pita
Endereço:R. Funrural s/nº, Morada Nobre, Barreiras - BA / (77) 3613-9564 / 4191

Camaçari
CRES - Centro de Referência Especializado em Saúde
Endereço:R. Oito de Dezembro, 59, Centro, Camaçari - BA / (71) 3622-0949

Feira de Santana
CSE - Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda
Endereço:R. Germiniano Costa s/n, Centro, Feira de Santana - BA / (75) 3221-8001


lIhéus
CTA/SAE - Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço Especializado de Assistência
Endereço:Av. Canavieiras, 252, Centro, Canavieiras - BA / (73) 3633-5623

Ipiaú
CS - Centro de Saúde Dr. Elvídio Antonio dos Santos
Endereço:R. João Durval Carneiro s/nº, Santana, Ipiaú - BA / (73) 3531-7491


Itabuna
CR - Centro de Referência Dr. Júlio Brito
Endereço: R. Inácio Tosta Filho, 360, Centro, Itabuna - BA / (73) 3214-6129

Juazeiro
CS - Centro de Saúde Dr. Altino Lemos
Endereço:Av. Carmela Dutra, s/n, Angari, Juazeiro - BA (73) 3632-3750 / 3775 / 3776

Santo Antônio de Jesus
SAE - Serviço Especializado de Assistência Viva Vida
Endereço:Praça Pirajá s/nº, Centro, Santo Antônio de Jesus – BA / (75) 3632-1727


Senhor do Bonfim
CTA/SAE - Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço Especializado de Assistência
Endereço: Av. Antonio Vicente, 163, Centro, Senhor do Bonfim - BA (74) 3514-3312


Teixeira de Freitas
CTA/SAE - Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço Especializado de Assistência
Endereço: R. Rondônia, 103, Centro, Teixeira de Freitas - BA (73) 3011-2713

Vitória da Conquista
CAAV - Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano
Praça João Gonçalves s/nº, Vitória da Conquista - BA (77) 3424-8934

terça-feira, 10 de maio de 2011

NOTÍCIAS ATX-BA

 INFORMANDO:

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA DO GABINETE DO MINISTRO DA SAÚDE
SOBRE A FALTA DE MEDICAMENTOS PARA OS TRANPLANTADOS DA BAHIA



sexta-feira, 6 de maio de 2011

DiÁRIO DO GRANDE ABC

Conversa com a Presidente


03/05/2011

Paulo Laurez, 48 anos, dentista de Curitiba (PR) - A senhora não acha que é importante o governo  fazer uma campanha para aumentar o número de doadores de órgãos?


Presidenta Dilma - Concordo com você. Tanto que, todos os anos, nós realizamos campanhas para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação, gesto que salva vidas.

A população tem respondido a essas campanhas com a sua solidariedade, mesmo em situações extremamente difíceis como a perda de um ente querido.

De 2003 a 2010, o número de procedimentos cresceu 65%, passando de 12.722 para 21.040. De 2009 para 2010, tivemos 10,7% de crescimento só dos transplantes de medula.

A expansão constante é resultado do registro brasileiro de doadores voluntários de medula, hoje o terceiro maior banco deste tipo no mundo, com dois milhões de cadastrados.

Além das campanhas, o governo tem tomado outras medidas, como a capacitação e valorização dos profissionais do setor.

Desde 2002, os investimentos no Sistema Nacional de Transplantes mais do que triplicaram, passando de R$ 327,8 milhões para R$ 1,19 bilhão, em 2010. Com isso, nosso sistema de transplantes é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, sendo que lá a maioria dos procedimentos é feita na rede privada.

Embora o nosso desempenho já seja muito bom, não podemos esmorecer. Iniciamos neste ano um novo programa de desenvolvimento de equipes de captação de órgãos, com foco nos 16 estados onde não havia unidades regulares de captação.

E vamos continuar intensificando as campanhas, reforçando o Sistema Nacional de Transplantes e contando com a participação ativa da sociedade.

terça-feira, 3 de maio de 2011

AdNews - DM9 e ABTO

DM9 e ABTO estimulam doação de órgãos



02/05/2011

Compartilhe esta notícia: A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e a DM9DDB lançam esta semana uma campanha de incentivo a doação de órgãos. Sob o conceito “Doador você já é. Só falta decidir para quem”, as peças contam com pessoas reais que estão na fila de espera para transplantes. A criação é de Ricardo Salgado, Tiago Freitas, Gustavo Leal e Guilherme Jahara.

Após a morte cerebral todos os órgãos serão doados, mas o destino deles cabe a cada um decidir. As opções são: escolher ajudar outra pessoa que precisa de um transplante para viver, ou ‘doá-los’ para bactérias e larvas que se alimentam e atuam na decomposição de restos mortais.

Fundamentada nestes dados, a campanha da DM9DDB faz um comparativo real entre os beneficiários da doação de órgãos. Com imagens em preto e branco, as peças reproduzem fotos microscópicas da bactéria (Streptomyces griséus), mosca (Sacarcophaga carnaria) e larva (Dermestes lardarius). Ao lado de cada uma está a foto de pessoas reais que aguardam um órgão para continuar vivendo. Todos os nomes e informações são reais. A assinatura “Doador você já é. Só falta decidir para quem” acompanham todas as peças.

“Criamos uma campanha contundente e impactante. A participação de pessoas que vivem a espera da doação de órgãos foi essencial para dar ainda mais veracidade às peças. É uma campanha que mostra seu poder de decidir pela vida. E que essa decisão é importantíssima para quem precisa de um transplante para continuar a viver”, comenta Guilherme Jahara, diretor de Criação da DM9DDB.

A comunicação contempla filmes em canais abertos e TV a cabo e mídia impressa, com revistas e jornais.
http://www.adnews.com.br/publicidade/114857.html




Notícias ATX-BA

Ref. Convite de participação e adesão ao movimento “ Dia Internacional de Divulgação das Hepatites”.

A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) é filiada à ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO (AIGA) - Aliança Brasileira pelos Direitos Humanos e o Controle Social nas Hepatites, para comemorar o Dia Internacional de Divulgação das Hepatites, durante o período de 19.05.2011 à 31.05.2011, estaremos distribuindo folhetos informativos sobre a prevenção e tratamento das hepatites.

Informações sobre a Campanha das Hepatites 2011:


QUEM PARTICIPA:
 1 - MINISTÉRIO DA SAÚDE – DEPARTAMENTO DST/AIDS/HEPATITES, PROGRAMAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DAS SECRETARIAS DA SAÚDE e CTA’s.
O Ministério da Saúde e o Departamento DST/AIDS/Hepatites estarão aumentando a oferta de estes diagnósticos para as hepatites B e C nos Centros de Testagem e Aconselhamento – (CTA), e nos programas municipais e estaduais de hepatites das diversas secretarias da saúde que desejarem participar do movimento, como forma das incentivar na realização dos testes e da disseminação de informações.

2 – ONGs e ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES

As ONGs e associações de pacientes estarão realizando atividades diversas, de forma única ou conjuntamente com os programas de hepatites e as secretarias da saúde das suas regiões e, também, com hospitais, universidades, escolas, clubes, empresas e todos aqueles que desejarem aderir ao Dia Internacional de Divulgação das Hepatites.

3 – VOLUNTÁRIOS, INFECTADOS E FAMILIARES

Voluntários também podem e devem participar nas atividades. Qualquer pessoa pode organizar eventos de divulgação na sua cidade, no seu bairro, trabalho, escola, igreja ou clube, colando os cartazes, distribuindo os folhetos ou realizando a ação que achar mais conveniente.

Contando com a adesão de todos a ATX-BA gostaria solicitar o apoio para esta campanha de grande importância e utilidade pública: “EM NOME DOS CINCO MILHÕES DE BRASILEIROS INFECTADOS COM AS HEPATITES B e C QUE POR FALTA DE INFORMAÇÃO AINDA NÃO SABEM QUE ESTÃO DOENTES”e se possível informar que na próxima consulta médica deveriam conversar com o médico sobre a conveniência de realizar o teste das hepatites.

Durante os eventos alguns voluntários irão distribuir folhetos informativos sobre a prevenção e tratamento das hepatites, fornecidos pela ATX-BA, temos também banners e cartazes. Caso tenha como veicular um spot sobre o tema poderemos encaminhar.

A capital baiana apresentou 3.221 casos notificados de Hepatites Virais numa série histórica de 2000 a 2008.


INFORMANDO:
CTAs SALVADOR (Centros de Tratamento e Atendimento - Secretaria de Saúde de Salvador)      http://www.saude.salvador.ba.gov.br/

Horário:
Unidades de coleta das 9 às 12 horas.

Documentos:
A apresentação do CARTÃO SUS é obrigatória.

CTAs:

Centro Histórico
2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, Largo do Campo da Pólvora
Centro de Saúde São Francisco, Santo Antonio
19º Centro de Saúde Pelourinho, Pelourinho

Itapagipe

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, Dendezeiros
São Caetano - Valéria
18º Centro de Saúde Péricles Laranjeiras, Fazenda Grande do Retiro
Centro de Saúde Marechal Rondon, Fim de linha

Liberdade
3º Centro de Saúde Professor Bezerra Lopes, Liberdade

Brotas
14º Centro de Saúde Mário Andréa, Sete Portas

Barra - Rio Vermelho
15º Centro de Saúde Eduardo Araújo, Vale das Pedrinhas
9º Centro de Saúde Sabino Silva, Nordeste de Amaralina

Boca do Rio
12º Centro de Saúde Alfredo Boureau, Boca do Rio
Centro de Saúde Pituaçú (unidade itinerante)


Itapuã
Centro de Saúde Dr. Orlando Imbassahy, Bairro da Paz
PA Helio Machado, Itapuã

Cabula- Beirú
6º Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo, Tancredo Neves


Pau da Lima
Centro de Saúde Edgar Pires da Veiga, Pau da Lima
Centro de Saúde Sete de Abril, Final de linha
Centro de Saúde Dom Avelar, Dom Avelar.
Centro de Saúde Cecy Andrade, Castelo Branco.
20º Centro de Saúde Castelo Branco, Centro Social Urbano
Centro de Saúde Canabrava, Final de Linha
Centro de Saúde Nova Brasília, Nova Brasília
Centro de Saúde Novo Marotinho, Estrada Velha do Aeroporto
Unidade de Saúde da Família Canabrava, Canabrava.
Centro de Saúde São Marcos, São Marcos

Subúrbio Ferroviário
PA Adroaldo Albergaria, Periperi
Unidade de Saúde da Família Fazenda Coutos III
Unidade de Saúde da Família Sergio Arouca, Paripe

Cajazeiras (Postos itinerantes)
Centro de Saúde Nelson Piauhy Dourado (unidade itinerante)
Unidade de Saúde da Família Yolanda Pires, Fazenda Grande I


Cajazeiras X
Centro de Saúde Nelson Piauhy Dourado (unidade itinerante)

Unidade de Saúde da Família Yolanda Pires, Fazenda Grande I

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Notícias ATX-BA

INFORMANDO:

A ATX-BA EM REUNIÃO NO DIA 27.04.2011 COM A DASF (DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA)/SESAB FEZ UM ACORDO PARA QUE OS MEDICAMENTOS QUE AINDA FALTAM PARA OS TRANSPLANTADOS DA BAHIA FOSSEM REPOSTOS EM 48 HORAS A PARTIR DA CITADA DATA. FATO ESTE INFORMADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA.

Recebemos hoje nova correspondência do Gabinete do Ministro da Saúde sobre a falta de azatioprina na grande maioria da DIRES (Diretorias de Saúde do Estado da Bahia).




ATX-BA