segunda-feira, 18 de março de 2013

ATX-BA - FALTA URSACOL PARA OS PACIENTES TRANSPLANTADOS DE FÍGADO NO ESTADO DA BAHIA

Está faltando para os pacientes transplantados de fígado no Estado da Bahia o URSACOL de 150MG, de acordo com informações dos pacientes e da farmácia do Hospital Manoel Vitorino onde eles recebem a medicação. O URSACOL ESTÁ FALTANDO HÁ MAIS DE QUATRO MESES.

EM 15.03.2013 A ATX-BA enviou email para o Superitendente da DASF/SESAB, para o Coordenador da DASF/SESAB, pedindo providências e até o momento não obtivemos resposta.

Este medicamento é usado para profilaxia (tratamento) da rejeição de transplante de  fígado.

PEDIMOS AO GESTOR RESPONSÁVEL PELO FORNECIMENTO DESTA MEDICAÇÃO URGÊNCIA PARA DISPONIBILIZAR O MEDICAMENTO URSACOL, POIS, PODE LEVAR A REJEIÇÃO DO ÓRGÃO TRANSPLANTADO (FÍGADO) E EM ÚLTIMO CASO À MORTE DO PACIENTE.

                                                                 ATX-BA

segunda-feira, 11 de março de 2013

ATX-BA - INFORMANDO - ALBA DIA MUNDIAL DO RIM

Audiência Pública debate situação dos pacientes renais crônicos na Bahia


A atual situação da assistência à saúde aos pacientes renais crônicos no estado será um dos assuntos da audiência pública, que acontecerá nesta terça-feira (dia 12), ás 9h15, na Sala Eliel Martins, localizada na Assembleia Legislativa da Bahia. A ocasião é promovida pelo presidente da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano, deputado José de Arimatéia (PRB), e surgiu em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 14 de março.
“A audiência é uma forma encontrada de debater e conscientizar a população baiana, para algumas medidas simples de prevenção das doenças renais, afinal de contas dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia já aponta que cerca de 100 mil pessoas passam por diálise no país. Isso evidencia uma situação muito preocupante”, disse Arimatéia.
Para a realização do debate a comissão de Saúde encaminhou convites a todas as instituições médicas de referência em Nefrologia na Bahia, Organizações Não Governamentais, órgãos do poder público municipal e estadual, profissionais do setor, usuários do serviço e seus familiares.

http://www.pastorjosedearimateia.com.br/noticias.php?id=396

terça-feira, 5 de março de 2013

ATX-BA - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - TRIBUNA DA BAHIA

Política

Vereadora Tia Eron promove debate sobre o dia Internacional da Mulher

Publicada em 05/03/2013 14:31:11

A Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Tia Eron vai promover uma sessão especial no dia (11/03), em comemoração ao dia Internacional da Mulher, que tradicionalmente ocorre no dia (08/03).
O debate tem o objetivo de abrir discussões para obter a diminuição do preconceito. Serão discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

Na ocasião, será assinado o termo de adesão à campanha “Quem ama, abraça”, que tem por finalidade de conscientizar a sociedade brasileira e combater a violência doméstica, tendo em vista a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho.

 http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/05/vereadora-tia-eron-promove-debate-sobre-dia-internacional-da-mulher

segunda-feira, 4 de março de 2013

ATX-BA - DIA MUNDIAL DO RIM



Os rins exercem papel fundamental em nosso organismo. Sem eles não conseguiríamos eliminar todo o excesso de líquido e sujeiras internas do nosso corpo. Além disso, eles têm uma série de substâncias e hormônios benéficos. Por isso, há cinco anos, o dia 8 de março foi estabelecido pela Sociedade Internacional de Nefrologia para lembrar a importância de cuidar dos rins. Mas boa parte da população esquece dos cuidados com eles, resultando na chamada doença renal crônica – perda das funções renais que pode levar a uma série de complicações e até à morte. A estimativa é que de 15 a 20 milhões de brasileiros sejam portadores de algum grau de doença renal.
De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), é estimado que no Brasil cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 18 anos tenham pressão arterial alterada; entre 7 e 10 milhões de indivíduos têm diabetes; além de o país ter mais de 2 milhões de obesos, principais fatores de risco que desencadeiam a doença do rim. “Nós estamos lidando com uma epidemia. E isso vem acontecendo porque está aumentando o número de indivíduos com pressão arterial e glicose alteradas. Hoje, queremos mostrar para toda a população que é possível prevenir e tratar a doença renal crônica sem necessidade de evoluir para a hemodiálise. Nós temos por volta de 92 mil indivíduos realizando a hemodiálise ou a diálise”, alerta a médica nefrologista Patrícia Abreu, da Coordenação de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde.
A doença renal crônica pode ser evitada com a prevenção. “A população precisa fazer exercício, parar de fumar, emagrecer e com isso ela vai diminuir o risco de ficar com a pressão arterial alterada e com diabetes. Mas aqueles indivíduos que apresentam a doença, que já são hipertensos ou diabéticos, precisam controlar a pressão arterial e a glicose, porque se não acontece isso, 100% desses pacientes vão evoluir para a doença renal crônica, que tem uma grande mortalidade”, destaca a nefrologista.
O Dia Mundial do Rim alerta, ainda, que a doença renal é muito freqüente e fácil de ser diagnosticada. “Eu quero ressaltar para as pessoas que também têm algum familiar com pressão alta ou com diabetes, que procurem o Sistema Único de Saúde ou o convênio e perguntem para o médico: por favor, como anda a saúde do meu rim?”, explica a médica.  Para saber se o rim está funcionando bem, basta fazer dois exames baratos e simples: o exame de sangue, chamado creatinina; e o exame de urina, que avalia se a pessoa apresenta perda de proteína. “A doença renal pode ser prevenida e isso pode ter um custo muito menor tanto para a família, quanto para o paciente e também no custo financeiro para nosso país”, finaliza Patrícia Abreu.
O Ministério da Saúde vai ampliar em R$181,6 milhões o investimento anual em hemodiálise para melhorar o atendimento aos pacientes com insuficiência renal. “Com essa injeção de recursos e outras medidas direcionadas ao setor, o orçamento federal para o tratamento de diálise será superior a R$ 2 bilhões este ano”, destaca o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães. “Queremos garantir a sustentabilidade dos serviços e aumentar a qualidade da assistência oferecida à população, ressalta o secretário.
Neste ano o DIA MUNDIAL DO RIM será comemorado em 14.03.2013.
Fonte: MS