quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Portal Infonet

Liminar obriga o Estado e o Município de Aracaju a cadastrar novas clínias de transplante
O MP através da Promotoria da Saúde promoveu uma ação pública de pedido liminar a favor de denúncias de pacientes que necessitam de transplantes de córnea.
22/11/2010


A promotora Euza Missano ressalta a longa fila de espera de transplantes (Foto: Portal Infonet)


O Ministério Público do Estado (MP), através da Promotoria da Saúde, conseguiu liminar a favor de denúncias de pacientes que necessitam de transplantes de córnea e não são atendidos devido ao baixo número de cirurgias oferecidas pelas clínicas credenciadas no Estado.                           

De acordo com a promotora Euza Missano, a liminar pede que o Estado e o Município de Aracaju apresentem em 48 horas a lista de cidadãos que estão na fila para transplante, promovendo o pagamento do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para que realizem os procedimentos em outros locais.

Ela explica que muitas vezes há córneas disponíveis para transplante, mas o procedimento não é realizado, pois as clínicas habilitadas não têm um teto suficiente para fazer. “O que ocorre é que esses órgãos acabam sendo enviados para outros Estados, sendo que temos uma longa fila de 300 pessoas à espera”, disse.

No entanto, a sistemática do TFD acaba gerando prejuízo ao cidadão. “As pessoas que necessitam do transplante recebem do Estado antecipadamente as passagens. Já as diárias de hospedagem são pagas depois que o cidadão retorna”, explica a promotora Euza Missano. Por isso, acrescenta ela, muitas vezes o cidadão deixa de viajar porque não tem dinheiro para pagar a estadia.

Decisão

A liminar determina, ainda, que o Município mantenha o limite de 20 cirurgias por mês nos dois locais que já realizam os procedimentos e que em 30 dias cadastre novas clínicas considerando o caráter emergencial de contratação. Nesses novos contratos devem ser realizadas ao menos 10 cirurgias por mês. caso haja descumprimento será aplicada uma multa de R$ 1 mil por dia. A decisão foi expedida pela juíza de direito Simone de Oliveira Fraga, pela 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Notícias ATX-BA

Agência doa campanha para associação de doação de orgãos.


'Você sempre doou o que não lhe servia mais. Faça o mesmo com seus órgãos'

A Abril todos os anos premia grandes talentos da publicidade. Em 2008, um dos prêmios me chamou muito a atenção. Foi uma criação da agência Propeg, sobre doação de orgãos da ATX-BA. Uma campanha adorável, o prêmio realmente foi merecido, hoje o que essa agência fez, é incomum.

Que agência doaria uma campanha, quando a maioria quer ultrapassar as outras agências e simplesmente lucrar?


Quero associar essa campanha com a frase de Murray que vi no blog do admirável JJ.

"A publicidade é o único negócio
onde os clientes que tem mais
dinheiro podem fazer exigências
até que obtenham da agência
o seu pior produto, enquanto que o
cliente pequeno, com pouco dinheiro,
deve covardemente aceitar o que
a agência faz de melhor."


Thomas D. Murray

"Aceitar o que a agência faz de melhor:" A propeg doou a campanha para a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia. Adorei o ato, adorei a campanha.

Criadores da campanha: Ana na Luisa Almeida, Ariston Quadros, Lilian Cavalcante. Fotografia ?: Saulo Kainuma, Ary Falcão. Agência:

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DA DIABETE

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.

A LOGO MUNDIAL Logo Diabetes


O símbolo global do diabetes é o círculo azul. Criado como parte da campanha mundial de conscientização “Unidos pelo Diabetes”, ele foi adotado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.

Fonte: Portal da Saúde/MS